TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TURISMO- ATIVIDADE DE GEOGRAFIA ECONOMICA

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

DISCIPLINA: GEOGRAFIA E TURISMO – EAD 622

PROFESSOR: MARCELO VIANA RAMOS

Aluno(a): GEOVANDER GOMES FREIRE

Polo: IPATINGA

Matrícula: 13.1.7713

Caros alunos e tutores,

É com prazer que me dirijo a todos para apresentar a disciplina Geografia e Turismo. Esta disciplina foi pensada e está formatada para proporcionar aos nossos alunos, um conjunto de conhecimentos acerca deste fenômeno socioeconômico tão significativo no processo de produção do espaço geográfico no mundo atual. Acredito que o conjunto de conteúdos propostos serão muito interessantes para realizarmos um amplo debate sobre a relação entre Espaço e Turismo.

Um abraço a todos e que tenhamos um excelente semestre!

ATIVIDADE DE SONDAGEM E REFLEXÃO (0,5 ponto)

 DATA DE ENTREGA: 08/10/2014

“As cidades turísticas representam uma nova e extraordinária forma de urbanização porque elas são organizadas não para a produção, como o foram as cidades industriais, mas para o consumo de bens, serviços e paisagens” (M. T. Luchiari, 1999”.

Tem como objetivo avaliar seus conhecimentos prévios sobre o tema da disciplina, de modo que deve ser respondido sem consultas e de acordo com seus conhecimentos prévios.

Responda com base em seus conhecimentos sobre o assunto e com base no texto I e numa breve análise das imagens apresentadas no slide I:

  1. No sua compreensão, como pode ser entendida a relação entre geografia e turismo?

A Geografia é a ciência dos lugares, da diversidade de espaços terrestres e o turismo entendo como o movimento de pessoas, fenômeno que envolve antes de tudo gente, tanto a Geografia como o Turismo se sustentam na diversidade das culturas e no fenômeno social.

  1. De acordo com seus conhecimentos, que elementos podem caracterizar a relação entre a geografia e turismo na compreensão do processo de produção do espaço?

O turismo enquanto campo de pesquisa e estudo é multidisciplinar. Por esta razão, não pode negar às ciências que lhe dão suporte o direito de construírem métodos e teorias que lhe explicam. O interesse da geografia no estudo do turismo reflete a relevância social, política, cultural e econômica que esta atividade ganhou nos últimos tempos. Além de ser um grande elemento que pode permitir o desenvolvimento econômico de regiões, o que é pertinente aos estudos geográficos, é entendido como uma necessidade social imposta pelos atuais padrões de sociabilidade, refletindo seu caráter político e cultural, tornando-o objeto de estudo importante para a geografia.

  1. Pensando na importância do turismo na produção do espaço, em sua opinião, o que seria fundamental  e imprescindível para a concretização do turismo? explique o porque:

A atividade turística deve democratizar-se e humanizar-se, devendo ser acessível a todos, pois deve ser entendido como um direito de todos. O turismo deve ser feito de forma sustentável.

Referencias:

http://www.turismo.gov.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com