TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Geografia

Exames: Atividade De Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 2

Tendo como referência a leitura do primeiro capítulo e suas experiências educacionais (como aluno e como possível educador), reflita sobre a pergunta inicial: O que é geografia? O que estuda?

Uma das propostas de se conceber a especificidade da geografia, que me parece bastante rica e que se encaminha uma outra abordagem de conteúdo nas aulas dessa disciplina, é a de sua perspectiva é a de responder ás perguntas :onde e por que nesse lugar? (Foucher, 1989). Essa ideia é esclarecedora dos objetivos da geografia porque orienta os trabalhos para acentuar uma perspectiva particular dessa disciplina, que é a localização, ou seja, ir além da descrição de aspectos (da estrutura padrão) dos lugares e buscar sua significação- para isso são necessárias referências teóricas, conceituais. Para entender a significação dos lugares, outro aspecto a acrescentar é a preocupação com a seguinte questão: como é este lugar? Com a referência destas três perguntas, pode-se estruturar um determinado conteúdo geográfico, o que certamente obriga a considerar em conjunto os convencionais aspectos físicos, humanos, econômicos, que poderiam ser relocados sob formas mais complexas e globalizantes, como aspectos culturais, ambientais, geopolíticos. (Cavalcanti, 2002).

A geografia estuda o espaço geográfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. De acordo com Santos (1996 a), esse espaço (geográfico) é composto de materialidade (natural e construída) e de relações sociais, políticas, econômicas, culturais. Em sua obra, o autor define espaço geográfico como sistemas de objetos mais sistemas de ações. Para ele, os objetos são a materialidade, ``tudo o que existe na superfície da Terra, toda herança da história natural e da ação humana que se objetivou isso que se cria fora do homem e se torna instrumento material de sua vida, em ambos os casos uma exterioridade``.

2. Reflita, a partir da leitura do capítulo, sobre a importância política da disciplina escolar geografia.

De acordo com Pereira (1994), na escola (sobretudo no ensino fundamental), o objetivo geral da geografia é alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico. Esse é o seu papel na educação e é o que garante sua identidade.

Segundo o autor, a alfabetização geográfica torna o espaço objeto do conhecimento. Faz entender a estrutura e a organização da materialidade do espaço como derivadas sociais. Então, ler o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade, que é, antes de qualquer coisa, uma construção social e histórica.

No entanto, para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo geral do ensino da geografia, anteriormente mencionado, elencando objetivos específicos, que orientarão a escolha de conteúdos e da metodologia do ensino. Estes três componentes – objetivos, conteúdos e metodologia- são indissociáveis, interdependentes e determinantes, em suas relações, da orientação política do ensino da geografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com