TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTOGRAFIA: APRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Projeto de pesquisa: CARTOGRAFIA: APRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

CARTOGRAFIA: A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

1.1 ORIENTAÇÃO

O conceito de orientação está associado à determinação da posição do elemento no espaço geográfico e de sua relação com os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Esses pontos chaves da orientação são graficamente representados pela Rosa-dos-Rumos ou Rosa-dos-ventos.

Os sistemas de orientação terrestre evoluíram tecnologicamente na mesma proporção do crescimento populacional e da circulação de pessoas e mercadorias. Desse modo, a orientação que antes era feita apenas por meio de astros e estrelas evoluiu para bússola, astrolábio, rádio, radares e computadores de última geração.

1.2 LOCALIZAÇÃO

Coordenadas Geográficas

As coordenadas geográficas foram convencionadas com base no sistema cartesiano, considerando a Terra uma esfera quase perfeita, tendo os pólos como intercessores do eixo de rotação terrestre e a linha do Equador como raio máximo da esfera.

As linhas que cruzam no sentido Norte/Sul (meridianos) e leste/Oeste (paralelos) facilitam a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.

۞ Os paralelos são círculos imaginários traçados em igual medida, do Equador (0°) ao Pólo Norte (90°) e do Equador (0°) ao Pólo Sul (90º), sendo o Hemisfério Sul de 0° a 90° Sul e o Hemisfério Norte de 0° a 90° Norte. Os paralelos indicam a latitude de um lugar. À medida que se afastam do Equador, eles diminuem gradualmente de tamanho até se formar um ponto (pólos).

Latitude – distância em graus de qualquer ponto da Terra até a linha do Equador. (0° a 90°).

Paralelos de referência

• Equador

• Trópicos de Câncer e de Capricórnio

• Círculos Polares Ártico e Antártico

۞ Os meridianos são círculos imaginários traçados perpedicularmente aos paralelos de um pólo ao outro, entrecruzando-se.

Figura p06

O meridiano inicial, ou seja 0° é denominado de Greenwich. Ao contrário dos paralelos, todos os meridianos têm a mesma medida e , oposto a eles, temos o antimeridiano, chamado de Linha Internacional de Data (180°).

Os meridianos indicam a longitude.

Longitude – distância em graus de qualquer ponto da Terra até Greenwich (0° a 180°, sendo que esse número servirá tanto para leste como para oeste).

Concluindo: Latitude ou longitude são a distância angular de qualquer ponto da Terra até o paralelo ou meridiano de referência (0°) e constituem as coordenadas geográficas.

Antípoda - Cada latitude ou longitude tem o seu antípoda (contrário – hemisfério diferente, mas o mesmo n° de graus), que deve ser localizado da seguinte forma:

- Latitude: manter a coordenada e inverter os hemisférios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com