TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTOGRAFIA (ESCALAS E PROJEÇÕES TECNOLÓGICAS), GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA

Por:   •  30/4/2020  •  Seminário  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO ITAQUA

CARTOGRAFIA (ESCALAS E PROJEÇÕES TECNOLÓGICAS), GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA

ITAQUAQUECETUBA

2020

COLÉGIO ITAQUA

Camilly Abdon

Profº: Beth Mendes

CARTOGRAFIA (ESCALAS E PROJEÇÕES TECNOLÓGICAS), GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA

ITAQUAQUECETUBA

2020

CARTOGRAFIA

É a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e realizar mapas, cartogramas, plantas e outras representações de espaço.

Atualmente, conta com avançadas técnicas e modernos equipamentos, apesar de se tratar de uma prática antiga, existindo desde que o homem aprendeu que seria melhor conhecer os locais desenhando- os em rochas. O mapa mais antigo que se tem conhecimento, foi produzido há cerca de 4.500 anos pelos babilônicos, provavelmente ele representa a área do vale do Rio Eufrates.

Com passar dos anos as técnicas foram sendo aprimoradas, principalmente durante as Grandes Navegações, onde os europeus usavam mapas para encontrar novos caminhos marítimos. Surge ai a constituição da Cartografia como ciência moderna.

Durante o século XX, foi estabelecida uma nova era na cartografia, com uso de fotografias aéreas para o auxilio na produção de mapas, técnica denominada como aerofotogrametria.

Nos dias de hoje, são utilizadas diversas técnicas, envolvendo computadores, satélites, softwares dentre outros equipamentos.

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

São sistemas de coordenadas geográficas, constituídos por meridianos, paralelos, os quais podem ser representados pela superfície esférica da Terra.

A superfície esférica do planeta é, planificada por meio de desenho, originando um mapa. A construção é dada por meio de relações matemáticas e geométricas.

As projeções cartográficas são:

Cilíndrica: Refere-se à representação da superfície esférica da Terra, utilizando como base um cilindro que envolve todo o globo.

Cônica: Refere-se à representação da superfície esférica da Terra projetada sobre um cone.

      Azimutal: Refere-se à representação da superfície esférica da Terra                                                                                                sobre uma superfície plana tocante ao globo.  

ESCALAS CARTOGRÁFICAS

É um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. É a escala que indica o quanto um determinado espaço geográfico foi reduzido para “caber” no local em que ele foi confeccionado em forma de material gráfico.

GEOLOGIA

É a ciência que estuda a Terra. A palavra “geologia” deriva das palavras GEO (Geo, em latim, que significa Terra) + LOGIA (de logos, em latim, que significa estudo, ciência). Sendo assim, Geologia é a ciência que estuda a Terra, desde a sua origem, formação, evolução ao longo de milhares de anos, sua constituição, seu funcionamento, etc.

Como ciência procura entender a história, desde a formação das rochas até os dias de hoje. Por isso, é conhecida como uma “ciência de campo” onde se baseia na observação e experimentos no local do objeto de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com