TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia, Geomorfologia e Recursos Hídricos

Por:   •  9/10/2016  •  Exam  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Lucas Bueno Mendes

RA: 8013202

Disciplina: Geologia, Geomorfologia e Recursos Hídricos

  1. Como a Terra é dividida internamente?

A terra é constituída por três camadas. Crosta, que consiste na camada superficial, com 30 a 40km de espessura em média, mas podendo chegar a 70km.

Posteriormente tem o Manto, uma camada viscosa localizada abaixo da crosta, formada por rochas silicosas ricas em ferro e magnésio, que encontram-se em um estado complexo formado por materiais fundidos e sólidos devido às altas temperaturas, denominado de magma. Essa camada atinge profundidades de até 2900km e é subdivida em Manto Superior e Inferior. Entre o manto e a crosta existe a descontinuidade de Mohorovic.

Abaixo do manto há o Núcleo. Esta porção e a parte central do planeta, em que acredita-se que seja constituído por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Essa camada subdivide-se em Núcleo Externo (liquido em profundidade de 2900 a 5150km) e Núcleo Interno (sólido devido à altíssima pressão, em profundidade de até 6371km).

Entre o núcleo e o manto existe a descontinuidade de Gutemberg.

[pic 1]

  1. O que são minerais?

Minerais são compostos químicos naturais, formados por diversos processos físico-químicos. A grande maioria desses compostos ocorrem no estado sólido e compõem as rochas. Os minerais são classificados de acordo com a sua composição química e estrutura cristalina, em que é possível encontrar materiais com a mesma composição química que constituem minerais totalmente distintos, como por exemplo o grafite e o diamante.

  1. Como podemos conceituar rochas e quais são os principais tipos existentes?

Rochas são agregados sólidos que ocorrem naturalmente, sendo constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. Para ser considerado como uma rocha o agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica e ocorrer frequentemente no espaço e tempo, o que significa que o fenômeno geológico que origina tal rocha deve ser representativo na história geológica.

As rochas podem ser classificadas de acordo com sua origem, sendo três classificadas em três tipos, ígneas ou magmáticas (decorrentes da solidificação e consolidação do magma), sedimentares (formadas pelo acúmulo e deposição de fragmentos que vão se depositando um sob os outros) e metamórficas (formadas pela transformação de outras rochas, magmáticas, sedimentares ou até mesmo outras rochas metamórficas, devido à ação de condições ambientais como a temperatura e pressão ou ambas simultaneamente).

  1. Identifique os conceitos chave do ciclo das rochas e elabore um mapa conceitual.

O ciclo das rochas é um conceito na geologia que descreve as transformações que ocorrem nos três principais tipos de rochas.

[pic 2]

  1. O que são dobras e falhas? Quais os tipos e como essas estruturas podem influenciar as formas de relevo?

As dobras ou dobramentos são formadas a partir de gigantescas pressões que ocorrem no sentido horizontal, onde há uma grande força sobre as rochas de composição mais frágeis, promovendo o enrugamento do relevo. Esse fenômeno promove a formação de diversas cadeias de montanhas que emergiram em decorrência dos dobramentos, entre elas podemos destacar a cordilheira do Himalaia, os Alpes, a cordilheira dos Andes, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (105.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com