TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇOES SOBRE O ÊXODO RURAL

Pesquisas Acadêmicas: CONSIDERAÇOES SOBRE O ÊXODO RURAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

A saída do homem do campo, em direção as grandes cidades, causaram grandes problemas sociais no país, ainda hoje percebe-se seus efeitos por todas as regiões do país. E muitas vezes os municípios rurais acabam sendo afetados com a diminuição da população local, diminuindo a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. O presente artigo tem por objetivo mostrar o índice de pessoas que deixaram o campo no município de Perobal, região noroeste do Paraná e foram morar nas grandes cidades. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de campo com alguns agricultores e entidades do município, contemplando: as dificuldades que o campo enfrenta; a qualidade de vida na cidade; razões que levaram ao êxodo rural; como a educação do campo pode contribuir para diminuir o êxodo rural.

Com o estudo foi possível constatar que a saída do homem do campo nesta região se deu por volta nos anos 80, devido há prejuízos oriundos das condições climáticas, também averiguou-se que nos últimos dez anos o êxodo rural no município de Perobal, não foi relevante, apresentando um baixo índice em relação a essa temática.

Palavras-chave: Urbanização; Migração; Problemas Sociais.

1 Êxodo Rural no Brasil, causa e consequências.

Nos meados de 1960 durante o governo de Juscelino Kubitschek houve um grande investimento na indústria das Cidades do Sudeste do Brasil, houve também a abertura da economia para o capital internacional, diversas multinacionais, principalmente montadoras de veículos, construíram grandes fábricas em cidades como São Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Santo André, Diadema, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O resultado disso foi uma grande migração do campo para cidade, principalmente advindas do Nordeste para esta região do país. Os migrantes nordestinos, fugitivos da seca do Nordeste e do desemprego, foram em busca de trabalho e melhores condições de vida nas grandes cidades. Seu auge culminou na década de 1970, quando uma grande parte da população brasileira se concentra nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda podemos citar como causas do êxodo rural a mecanização da produção rural, diminuindo assim a necessidade de mão-de-obra no campo, a fuga de desastres naturais como seca enchentes, a busca pela qualidade de ensino e necessidade de infra estrutura e serviços hospitalares, transportes, etc.

Segundo Linhares & Silva (1999), “o êxodo rural, com seu desfilar de Mazelas agrava e amplia os bolsões de pobreza urbana. Sendo nos dias de hoje, pobreza rural e pobreza urbana se articulam através da desaparição e crise dos empregos, alterado profundamente as relações campo cidade existentes até o inicio da década de 1980”.

Esse aumento desordenado dos grandes centros que não ofereceram condições sociais aos migrantes gerou o aumento das favelas e cortiços, o desemprego devido à falta de qualificação profissional para os empregos daqueles que chegavam do interior, o aumento da violência urbana, principalmente nos bairros de periferia do país, onde muitos passaram a degradante condições de vida. Além do desemprego, a saída do morador do campo causa outros problemas nas grandes cidades.

Segundo Pinheiro (1930), “as favelas, que a partir de 1940 começarão a cercar as grandes cidades do eixo de expansão industrial, serão sinais eloquentes desse êxodo rural”. O aumento em proporção da população nos bairros de periferia, que como são bairros carentes não apresenta uma estrutura hospitalar e escolar adequada para atender a demanda, a população destes locais acaba sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com número excessivo de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as consequências deste fato. E os municípios rurais acabam sendo afetados com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.

Contudo percebesse que há uma discrepância entre os autores em relação ao êxodo rural ocorrido no estado do Paraná. Onde há aqueles que concordam que os efeitos desses fenômenos também influenciaram as populações paranaenses. Outros afirmam que esse fato não foi relevante entre os habitantes do Paraná.

O intuito deste estudo é verificar a migração do homem da zona rural para a zona urbana, na cidade de Perobal situada na região noroeste do Paraná, indicando o índice de habitantes deste município que deixaram o campo, e o motivo que os levaram a venderem suas terras para ir morar na cidade. O trabalho se organizou em três capítulos: o primeiro sobre o êxodo rural causa e consequências, o segundo o desenvolvimento dos dados juntamente com a análise da pesquisa, e o terceiro a conclusão do trabalho.

A pesquisa também apresenta a opinião daqueles que não deixaram o campo em prol da qualidade de vida.

1.1 Pequeno histórico da Cidade de Perobal no Paraná

O distrito de Perobal foi fundado oficialmente em 1961, emancipado em 29 de Abril de 1992, possuindo o distrito Patrimônio do Cedro. Na década de sessenta Perobal pertencia ao município de Umuarama, e sua economia baseava-se na produção cafeeira e extração de madeira. Nesta década de acordo com a Companhia Melhoramentos, o Estado do Paraná se tornou o maior produtor Brasileiro de Café, alcançado 60% da produção nacional, o que incentivou o crescimento da cafeicultura no município e distritos.

Nos períodos entre 1963 a 1966 várias geadas e politicas econômicas agravadas pela omissão dos governos estadual e federal provocou uma grave crise financeira rural, levando a erradicação cafeeira. Esses processos provocaram uma grande desruralização para o homem do campo, que em grande quantidade deixaram o meio rural indo para as cidades. O que provocou uma crise econômica e graves problemas urbanos, considerando o fato que as cidades não estavam preparadas para este crescimento populacional e não havendo recursos locados nestes centros urbanos, pois dependiam da economia cafeeira estagnada, levou este êxodo rural sem precedentes, a provocar problemas sociais, econômicos, de infraestrutura urbana e a desestruturação espacial dos centros urbanos das regiões cafeeira do estado, não só do município e distritos de Umuarama.

Perobal é um município brasileiro localizado na região Noroeste do estado do Paraná.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com