TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – DISCIPLINA GEOGRAFIA URBANA

Por:   •  31/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

UESC

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – DISCIPLINA GEOGRAFIA URBANA

PROF. GILMAR TRINDADE

ALUNO. BRENO DE NOVAIS SILVA

ATIVIDADE AVALIATIVA

B. Produzir um texto sobre a relação cidade-campo no (seu) Município, caracterizando-o na rede urbana regional e explicando o desenvolvimento das atividades produtivas nos setores primário e terciário. TEXTO INDIVIDUAL. (4,0 pontos).

O urbano alcançou níveis de desenvolvimentos extraordinários ao longo do tempo, levando as cidades a estenderem seu marco sobre o espaço rural transformando em muito dinâmicas a relação campo-cidade, é do campo que vem muita das matérias primas para as indústrias, assim como os alimentos para o consumo nas áreas urbanas, por outro lado o desenvolvimento de novas tecnologias como equipamentos e maquinários para a lavoura, bem como sementes e os fertilizantes são ligados aos processos industriais que acontecem nas cidades. “Campo e cidade são formas espaciais. Urbano e rural possuem uma dimensão processual, são conteúdo e contingente” (HESPANHOL, 2013, p. 104).

Localizado na Mesorregião do Centro-Sul Baiano (Região Sudoeste), na microrregião de Vitoria da Conquista o munícipio de Iguaí-Ba possui uma produção agrícola diversificada com fortes na produção de cacau e café. Entretanto, na atualidade tem como sua maior prática a pecuária leiteira e de corte. Com a diminuição da produção ligada ao setor primário, como exemplos a produção de cacau e café, houve um grande deslocamento de boa parte da população rural para as áreas urbanas, uma vez que, na pecuária a tecnologia modernizou a maneira de lidar com o gado, com a produção de leite, não se fazendo mais necessário de tantas mãos de obras.

 Com a chegada da tecnologia, dos fertilizantes químicos no espaço rural, fez se necessário que os antigos empregados do campo buscassem novas oportunidades na cidade. Encontraram no setor terciário oportunidades para trabalhar no comercio local, em lojas de varejo, prefeitura e na fabrica de calçados que são os principais meios empregatícios da cidade.

Com isso pude observar que houve um contra ponto entre a vida rural tradicional e a moderna. No mundo rural tradicional no munícipio de Iguaí o isolamento das populações era muito maior, era muito raro os moradores irem até o urbano, eram famílias que produziam principalmente para o consumo próprio, para sobreviver. Entretanto, no mundo rural contemporâneo, que é o campo hoje modernizado, o mundo de vida urbano chegou até o rural, onde percebemos a prática do modo de vida urbano mesmo no campo. Com isso, é natural termos hoje em dia na zona rural eletricidade, internet, telefone e maquinas que são exemplos claros de elementos tecnológicos ligados diretamente ao setor terciário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com