TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CAMPO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

Por:   •  26/1/2018  •  Artigo  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 11

                                                                [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

GEO A14 – GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

RELATÓRIO DE CAMPO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

Salvador

2017


RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

Atividade amostral de população do município de São Francisco do Conde, requerido pela professora Caroline Vaz, como nota parcial na disciplina Geografia da População.

Salvador

2017

Sumário

1. INTRODUÇÃO        1

2. METODOLOGIA        1

3. RESULTADOS        8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        9


1. INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho visa relacionar a questão do censo demográfico debatida em sala de aula através de textos e discussões, relacionar o censo demográfico vivenciando a dificuldade que é as aplicações de questionários, dificuldade essa em questão a comunicação com a população entrevistada.

Os questionários foram aplicados no município de São Francisco do Conde, região metropolitana de salvador que fica no recôncavo baiano, o município fica aproximadamente 67 km de distancia da capital baiana, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 39.790 habitantes. O município ficou bastante conhecido com a forte quantidade de petróleo, que é, o principal responsável pela renda do município. Levando assim, Grandes Empresas para extração do petróleo, proporcionando uma grande imigração para o município devido a grande procura de mão-de-obra. Outro fator importante para a migração foi a construção da Universidade de Integração Internacional lusofonia Afro-brasileira a (UNILAB), que iniciou em 2014, a universidade atende países que além do Brasil, que fale o idioma português. A construção da universidade trouxe uma massa de estudantes para o município, com destaque de estudantes dos países Africanos.

Para tal o relatório presente está estruturado da seguinte forma: Introdução; Metodologia; Resultados; Considerações finais e Referências.

        

2. METODOLOGIA

O trabalho de campo teve como metodologia uma saída a campo com destino ao município de São Francisco do Conde-BA, localizado na região metropolitana de Salvador (Região Metropolitana como divisão territorial imposta, porém com ressalvas). Com ida a vários lugares do município incluindo a sede municipal, alguns bairros e distritos isolados.

A saída propiciou um panorama geográfico do município de São Francisco do Conde-BA, observando já como se posicionam os elementos naturais e humanos pelo espaço geográfico local, além de analisar aspectos urbanos, rurais além de visualizações livres sobre a realidade local.

Além de propiciar aos alunos da disciplina um contato com a realidade geográfica local e as devidas explicações sobre esta pela docente e contatos de São Francisco do Conde que foi de grande valia no plano didático e para o consequente conhecimento local.  Demonstrando antes de tudo que a geografia é um campo de conhecimentos variados e que se complementam com a realidade local e que inclusive auxiliam muito na tarefa de se entender e interpretar a questão populacional local que é nosso interesse nesta saída de campo.

Foi encaminhado para nos questionários padronizados, com questões sucintas e simplificadas, para devido encaminhamento a grupos de 3 estudantes que nos logradouros delimitados foram em residências fazer as devidas coletas de dados, para o correto preenchimento destes formulários.

Em cada residência buscava um responsável que na entrevista passava os dados para o preenchimento dos questionários, tendo em vista a procura de pessoas maiores e com boas condições de respostas e conhecimento dos dados de cada domicílio. Esbarrando ainda com desconfianças, com questão de dados que para alguns são vistos de maneira confidencial entre outras, daí a importância de uma abordagem calma e com muita educação e explicitando a parte de se ser estudante, e que se faz o devido uso didático destes dados e da confidencialidade destes, sendo este um desafio inclusive para nós futuros docentes a saber expor estes fatos com didática e clareza.

Os dados não foram coletados de maneiras precisas em amostragem, até mesmo pela dificuldade logística em fazer tal maneira, o que acarretaria em uma gigantesca dificuldade para a confecção do trabalho de campo. Porém se buscou maneiras de criar uma amostragem mais fidedigna a realidade, mas, ao mesmo tempo, foi colocado com clareza que é uma amostragem com distorções a realidade e com espaço a imprecisões. Mas que tem uma grande importância para se ser um trabalho de visão panorâmica e de explicação didática de como se chega a dados populacionais diretamente no campo.

Com esta metodologia se apresenta o trabalho a seguir e assim explicamos como foram auferidos os dados colocados adiante.

           

Gráfico 1. Faixas etárias dos entrevistados em São Francisco do Conde – 2017

[pic 2][pic 3]

               Gráfico 1. Fonte: Questionários da atividade de campo, 2017. Produzido: França.

Neste primeiro gráfico da divisão da faixa etária dos entrevistados, auferida por amostragem, se observa que em Campinas se encontra entrevistados de menores de 15-24 anos, maior quantidade de 25-34 anos, grande quantidade de 35-44 anos, pequena quantidade de 45-54 anos, maior quantidade de 55-64 e a grande quantidade da faixa etária de 65 a 74 e um pequeno número na faixa etária de 75.

        Em Monte de Cima se encontra entrevistados de 15-24 anos, maior quantidade de entrevistados de 25-34 anos, de 35-44 anos de 45-54 anos e uma quantidade majorada de entrevistados de 55-64 anos, além de menor quantidade de entrevistados de 65-74 anos e de maiores de 75 anos.

        Na Baixa fria se encontra em maior quantidade entrevistados de 15-24 anos, 25-34 anos e em quantidade ainda maior de 35-44 anos e em quantidade decrescente entrevistados de 45-54 anos, 55-64 anos, 65-74anos e 75 ou mais anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (459.7 Kb)   docx (245 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com