TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOGRAFIA E VIOLÊNCIA URBANA

Por:   •  11/11/2017  •  Resenha  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

Resumo do Artigo: GEOGRAFIA E VIOLENCIA URBANA

Por: Arlete Moysés Rodrigues

Alunas: Aislane Braga Nogueira

Curso: Pedagogia

Matrícula: 2485777321

Joinville

2017

Este tema traz uma reflexão acerca da importância do pensar na sociedade e no espaço, tendo extrema importância, pois depende de análise e  múltiplos elementos.

A indagação é: Como geografizar a violência urbana para compreender sua complexidade, sem cair no senso comum, nas informações da mídia?

Para entender analisaremos alguns matizes:

  1. Apresentar dados sobre a violência, em geral, nas cidades. Dados esses, apresentados cotidianamente em nossos meios de comunicação.
  2. Mostrar a concentração da violência contra a pessoa em determinados segmentos sociais, em tipos característicos, revelando eu esta é sempre noticiada nos diversos meios de comunicação.
  3. Apresentar as violências contra as propriedades pessoais.

Devido ao estilo de vida, ninguém conhece ninguém e com a grande aglomeração nas cidades os impactos são ainda maiores. Com isso, vivemos com medo devido, aos ataques à integridade física e à propriedade pessoal, pelo uso da força e da coação.

Um dos caminhos para a compreensão da violência urbana é mapear os tipos de violência contra as pessoas,  contra propriedade pessoal e violência contra os meios de produção. Sabendo-se que há violência da exclusão social que se concentra em áreas de maior pobreza, podendo migrar para áreas onde o nível de renda é elevado. Já a violência contra a propriedade pessoal concentra-se nas áreas mais equipadas das cidades e por onde circulam os que detêm propriedade.

Para se compreender o crescimento das cidades, pode-se analisar a ampliação do espaço territorial dos migrantes, ou seja, uma das dimensões da territorialidade que ocorre pela expansão dos limites da cidade, verificando a expansão do perímetro urbano, com a ocupação de áreas rurais, por loteamentos irregulares,  por alteração da legislação e na construção dos conjuntos habitacionais .

Diante desta análise, é vital considerar a violência da falta da urbanidade para os eu foram instalados em áreas de infraestrutura urbana e equipamentos de consumo coletivo, na maioria das vezes, pelo próprio Estado. E ainda, desmistificar que a violência é somente atribuída ao efeito migratório e à pessoas desempregadas e aos incapacitados.

Não se pode deixar de citar que se trata de violência a mudança das atividades cotidianas, pois cria-se um novo modo de vida sem a participação societária. E retira-los ou modificar o meio em que eles vivem,  em prol de um progresso, onde estes não são inseridos.  

Sendo assim, ao tratar do crescimento nas cidades, temos que pensar na população que ocupa o espaço urbano e na composição das classes sociais. Geografizar o crescimento nas cidades implica analisar o crescimento vegetativo e migratório da população e das alterações de padrão do uso do solo.

Outro aspecto de violência que muitas vezes não é explicitada é informar que a população é problema, quando na realidade, ela é riqueza. Quando se afirma que o problema são os pobres, que tem baixos salários e não podem pagar para ter acesso ás diversas mercadorias do modo de produção em que vivemos. A eles é atribuída a responsabilidade pela pobreza em que vivem. Não sendo analisada a violência que estes são submetidos ao serem instigados diariamente a comprarem e/ou usufruir do conforto que a cidade /o urbano parece oferecer. Negando-os aos acessos dos benefícios do progresso que ajudam a construir. Como diz Bertrand Russel, “enquanto a economia é a ciência que explica como os indivíduos fazem escolhas, a sociologia é aquela que explica que eles não têm nenhuma escolha a fazer”.

Assim, o desafio para compreender a violência urbana á analisar a falta de acesso da população aos denominados benefícios urbana, mas principalmente, ao desenvolvimento de sua capacidade de pensar. Para isso, deve-se analisar todo o contexto, como por exemplo: onde essas pessoas vivem e como vivem, se estes lugares se coincidem com os espaços que foram ocupados pelos pobres: favelas, cortiços, conjuntos habitacionais distantes e sem infraestruturas. Compreender a violência contra a pessoa é, também, compreender que a ausência de pensamento leva ao aumento da violência domestica e pessoal e contra a propriedade pessoal.

Outro tipo de violência é a racionalidade econômica, pois trata “gente” como objeto de consumo e não como seres iguais. Essa violência conte também a ideia de classificar quem não pode comprar como responsável pela sua falta de recursos financeiros.  Se compreendermos o ser humano como portador da capacidade humana de pensar, teríamos formas de encontrar soluções ou, pelo menos, minimizar a violência urbana.

Com todas as transformações culturais da modernidade no urbano, a relação de padrão de vida refere-se a produção, mas, principalmente ao consumo de mercadorias. Porem, qualidade de vida implica na participação do conjunto,  mas também em ter saúde, ar e agua puros, alimentos saudáveis. Assim, contrapõem-se ideias de desenvolvimento, no seu sentido mais amplo e no seu sentido de progresso material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com