TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura Plena em Geografia: Histórico sobre Belém - Autor Caio

Por:   •  12/2/2016  •  Resenha  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

 Universidade do Estado do Pará[pic 1]

Centro de Ciências Sociais e Educação

Curso de Licenciatura Plena em Geografia

AMÓS DE OLIVEIRA SOARES FILHO.

DARLEON JUNHO GONÇALVES PEDRADA.

RESENHA

[pic 2] 

Anajás – Pará

2016


[pic 3]

RESENHA

Trabalho apresentado à Universidade do Estado do Pará (UEPA) Centro de Ciências Sociais e Educação Curso de Licenciatura Plena em Geografia, como requisito de avaliação para obtenção de notas da disciplina Geografia do Pará. Ministrada pelo professor: João Paulo Siqueira.

Anajás – Pará

2016

Resenha sobre o Artigo – BELÉM DO PARÁ: HISTÓRIA, URBANISMO E IDENTIDADE.

Autor: Caio Smolarek Dias

Histórico do Autor: Brasileiro, nascido em 1984. Em 1995 estudou em Bournemouth, Inglaterra. Representou o Brasil em intercâmbios do Rotary International de curta duração para os Estados Unidos da América, em 1999, no Estado de Illinois; e de longa duração para a Austrália, de 2000 a 2001, na Tasmânia. Em 2006 e 2007 fez viagem de estudos pela Índia e Europa; em 2008 pelos Estados Unidos da América. Iniciou faculdades de Jornalismo e de História, e concluiu a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em 2007. É especialista em Docência do Ensino Superior e concluiu um semestre do Mestrado em Gestão Urbana, em 2008, na PUC-PR. Concluiu mestrado em Arquitetura em 2010 na Politécnica di Milano, Itália. É pesquisador nos temas História da Arquitetura e Urbanismo, Teoria da Arquitetura, Planejamento Urbano e Regional. É docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz e sócio da empresa Smolarek Arquitetura Ltda., participando de equipe técnica que elabora Planos Diretores para municípios paranaenses, no Brasil. É autor e coautor de livros na área de Arquitetura e Planejamento Urbano e Regional. Palestra e apresenta trabalhos em eventos profissionais e científicos nacionais e internacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, identidade urbana e planejamento urbano municipal.

BELÉM DO PARÁ: HISTÓRIA, URBANISMO E IDENTIDADE.

O autor Caio Smolarek Dias, sob a orientação de Solange Irene Smolarek Dias descreve um artigo sobre a cidade de Belém, situada na região Norte do Brasil, procurando informar aos pesquisadores da região Sul sobre a realidade da região Norte, dando importância a cidade de Belém. No desenvolvimento do texto foram abordados três diferentes temáticas sob óticas diferenciadas no que se refere as frentes histórica, urbanística e identitária. Outro ponto interessante deste artigo é o fato de sua abordagem ter um contexto em ordem cronológica, facilitando sua compreensão. Inclusive sua conclusão remete a junção das frentes supracitadas, levando a um denominador comum o qual fez uso de metodologia polifônica, ou seja, que faz o uso de diversas opiniões para se chegar a único ponto. Conclui-se que Belém, com quase 400 anos de história, sofreu diversas alterações em seu urbanismo, através dos acontecimentos históricos e, entretanto, mantém uma identidade similar à de séculos atrás.

Desde o século XVII, em seu descobrimento, a cidade já passou por diversas alterações urbanística, e que segundo o autor Caio Dias, devidamente orientado pela professora Solange Dias, essas modificações ocorreram devido a influência por diversos acontecimentos históricos que ocorreram em suas terras. Outro ponto de destaque do artigo está correlacionado a identidade do cidadão belenense, desde o século XVI até os dias de hoje.

A colonização da cidade de Belém data do início do século XVII, geograficamente singular, foi colonizada por sobre o Meridiano de Tordesilhas, em terras então pertencentes à Espanha. Foi fundada em 1616, inicialmente batizada de Feliz Lusitânia, foi denominada também de Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e, finalmente, Belém. Na qual tinha como morfologia inicial tina apenas uma cidade era diminuta, consistindo somente em um forte, terminado em 1616, e o colégio jesuíta de 1626. A localização como pelos costumes que estavam sendo praticados na época, especialmente no que diz respeito a educação dos índios, torneou-se um grande atrativo para Belém se tornar um chamariz: para os ingleses, franceses e holandeses, interessados na dominação territorial pan-americana, como para os bandeirantes, pois viam os índios doutrinados como grande potencial mão de obra a ser utilizadas, por exemplo, em fazendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com