TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cajazeiras, urbano ou rural?

Por:   •  18/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CFP

UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UNAGEO

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

DISCIPLINA: GEOGRAFIA URBANA

PROFESSOR Dr. SANTIAGO ANDRADE VASCONCELOS.

DISCENTE: ITALO ANDERSON DUARTE NUNES

Cajazeiras, urbano ou rural?

CAJAZEIRAS-PB

MAIO DE 2017

        

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CFP

UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - UNAGEO

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

DISCENTE: ITALO ANDERSON DUARTE NUNES

Cajazeiras, urbano ou rural?

Trabalho apresentado à universidade federal de campina grande como requisito avaliativa da disciplina geografia urbana, do curso de licenciatura em geografia, ministrada pelo professor Dr. Santiago Andrade Vasconcelos.

CAJAZEIRAS-PB

MAIO DE 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

        

        Este estudo visa melhor entender a dinâmica urbana do município de Cajazeiras, o qual se localiza no alto sertão da Paraíba, para com isso identificar o que tem de urbano e rural, cidade e campo, no mesmo. Para alcançar tal objetivo foram levados em conta diversos fatores e perspectivas que são relevantes para essa classificação, dentre estes podemos elencar a gênese e evolução da cidade, o que remete ao urbano e ao rural no município, sua classificação quanto ao tamanho (pequena, média ou grande), suas funções urbanas, além de alguns fatores de cunho social.

Embora existam muitas linhas de pensamento no que se refere a esse tema, o presente estudo tenta ser claro e objetivo nessa classificação, que se faz tão complexa, elencando fatores que julga de grande importância para a compreensão da totalidade indissociável do urbano rural da cidade de Cajazeiras.

1. O urbano e  rural.

        Delimitar até onde uma dada região é urbana ou rural é uma tarefa extremamente complexa, uma vez que existem grandes divergências quanto aos parâmetros corretos que essa classificação deve considerar. As especificidades do meio urbano e rural muitas vezes são bem nítidas, e vão desde aspectos físicos, como a paisagem e a estrutura em geral, até os aspectos sociais e culturais, como costumes e práticas rotineiras dos indivíduos. Mas o fator que costumeiramente é mais considerado nessa classificação é a dinâmica econômica que se aplica sobre o espaço.

Embora qualquer um possa elencar uma série de fatores antagônicos entre a paisagem e a dinâmica sobre o que é considerado urbano e o que é considerado rural, existe uma inter-relação bastante complexa entre esses dois meios, o que torna a tarefa de distinguir e compreender suas particularidades ainda mais complicada.

Utilizando uma definição simplória de o que seria urbano, podemos dizer que se trata de uma área com uma densidade populacional alta, e com muitas edificações próximas uma das outras; já o rural seria uma área com densidade populacional baixa, ausência de cidades, e a economia majoritariamente voltada para o setor primário. Mas essas definições são muito rasas, pois primam por características meramente físicas, e o que compõe esses dois meios é muito mais do que a materialidade, tanto que são facilmente encontradas características do rural no urbano, como cultivo de hortaliças e leguminosas dentro da cidade, por meio de estufas ou outro método; e o urbano dentro do rural, como é o caso dos resorts e hotéis fazenda, que acabam por fomentar um ponto urbano em meio ao rural.

2. Breve caracterização da área.

Cajazeiras, cidade brasileira situada no alto sertão paraibano, no senso do IBGE de 2010, tinha uma população de 58 446 mil habitantes, com uma área de 565,9 quilômetros quadrados e uma densidade demográfica de 103,28 habitantes por quilômetro quadrado.

3. Histórico de cajazeiras

Desde antes do desmembramento do seu território, do município de Sousa, Cajazeiras, que na época era uma fazenda, já começava a atrair visitantes por causa de uma escola que fora instalada ali, pelo padre Inácio Rolim. Com o passar do tempo, muitas pessoas passaram a residir nos entornos da escola, atraídas pela possibilidade de ter acesso à educação. A implantação da referida escola, possivelmente, foi o fator mais importante para a elevação do status de cajazeiras de fazenda para vila e, posteriormente, para cidade. Essa associação do crescimento de cajazeiras com instituições de educação é vista até hoje, uma vez que tanto os níveis básicos como o superior atraem uma quantidade considerável de estudantes, e boa parte deles passa até mesmo a residir na cidade. O lema da cidade já reforça esse vínculo com a educação, “a cidade que ensinou a Paraíba a ler”.

4. A cidade, o campo e o urbano de Cajazeiras.

A cidade tem como uma das suas principais características a sua capacidade centralizadora, e essa polarização se faz clara em muitas facetas. Ela funciona como um imã de capital e de serviços, como afirmava Lefebvre (1999b, p. 111 apud SILVA, 2006, p. 69):

 A cidade atrai para si tudo o que nasce, da natureza do trabalho, noutros lugares: frutos e objetos, produtos e produtores, obras e criações, atividades e situações. O que ela cria? Nada, ela centraliza as criações. E, no entanto, ela cria tudo. Nada existe sem troca, sem aproximação, sem proximidade, isto é, sem relações. Ela cria uma situação, a situação urbana, onde as coisas diferentes advêm umas das outras e não existem separadamente, mas segundo as diferenças.

        Sabendo disto podemos ver a cidade não como a produtora dos serviços e bens que oferta, mas como o principal objeto centralizador destes, o que facilita a vida de quem vive na cidade, e da ao campo a área de escoamento de sua produção, além de um lugar onde podem ser sanadas as demandas de serviços que não são lá ofertados, dessa forma, podemos ver essa divisão, campo cidade, como um reflexo material das complexas divisões de trabalho existentes na sociedade.

Para muitos estudiosos, como Caio Prado Junior e Manuel Castells, tanto o espaço urbano como o espaço rural têm uma mesma gênese, que são conflitos de interesse, relações de dominação e exploração de trabalho. Não podem ser deixadas de lado, também, as questões do modo de produção que estão prevalecendo no espaço, pois esse fator talvez seja o mais importante. Então, para entendermos se o município de cajazeiras é predominantemente urbano ou rural (uma vez que o urbano e o rural formam uma relação indissociável) deve ser considerada uma série de fatores, tanto populacionais e econômicos quanto sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com