TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capo pedologia

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Método da tradagem utilizado na Pedologia

Ilnara do Nascimento Juvêncio¹

Jaqueline de Arruda Campos²

Josilene de Brito Marques³

Nadeline Hevelyn de Lima Araújo4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho se trata de um estudo de campo realizado no Setor I do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na cidade de Natal, município do Rio Grande do Norte, que foi realizado no dia 10 de maio de 2014, pelo turno da manhã.  Com o intuito de ser uma atividade complementar à disciplina de Pedologia do Departamento de Geografia, ministrada pela Docente Zuleide Maria Carvalho Lima. O seu objetivo principal foi analisar e determinar as características morfológicas do perfil do solo utilizando o método da tradagem para fazer a descrição das amostras.

Metodologia

A metodologia utilizada nessa aula de campo foi o método da tradagem. A tradagem é um processo utilizado para retirar amostra de solo e raiz através do trado. Com esse mecanismo não é necessário abrir valas ou trincheiras para fazer estudos do solo e pode-se retirar amostra em diferentes profundidades. Isso porque existem trados em vários tamanhos e diâmetro. Esse processo oferece alguns benefícios, é de fácil manuseio, causa pouco distúrbio á área de estudo e é de baixo custo. Esse recurso é usado por vários órgãos que necessita fazer estudo sobre o solo.

 (Nessa parte você comenta como foi utilizada esse método na aula de campo)

Natal e seus aspectos físicos

Inicialmente, é importante fazer um reconhecimento da área escolhida para a análise, ou seja, fazer um levantamento dos aspectos físicos de Natal, abordando primeiramente as características naturais e físicas do Estado do Rio Grande do Norte e em seguida fazer um recorte espacial para fazer a análise dessa área.

O Rio Grande do Norte faz parte da região Nordeste do Brasil e tem uma área de 52.810,699 km2 que abriga uma população de distribuída pelos 167 municípios. Seu relevo tem predominância de plano. A parte norte rio grandense é composto por terras baixas e planalto. Seu clima é dividido em tropical úmido litorâneo e tropical semiárido. Na parte litorânea a temperatura tem a média de 20°C e a vegetação predominante são os mangues e os resquícios da floresta tropical; já no interior do estado a temperatura e mais elevada com pouca incidência de chuva predominando a vegetação da caatinga. Se tratando da hidrografia, existem rios de regime perene localizados mais na área do agreste e do litoral e rios que esvaziam no período de estiagem.

        A área do município de Natal esta localizado no leste do Estado, a sua área é de aproximadamente 168,53 km2 e abriga diversos ecossistemas como praias, planícies, corais, recifes, falésias, restingas, estuários, dunas, mangues, resquícios da mata atlântica e outros. Seu clima é classificado como, segundo (Vianello e Alves, 1991. Apud, Anuário Natal, 2013), “tropical chuvoso quente com verão seco, o que contribui para ocorrências detemperaturas elevadas o ano todo”. A variação térmica é pequena em uma media entre 23°C e 29°C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com