TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Pedologia

Por:   •  3/12/2019  •  Resenha  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

Erosão: Processo de desagregação,transporte e deposição do solo,sub-solo e rocha em decomposição,pelas águas,ventos ou geleiras,sendo um dos fatores de empobrecimento dos solos.

Geológica ou natural: Ocorre em condições naturais; Extremamente lenta. Atua diretamente sobre a rocha; Resulta a formação dos solos.

Acelerada ou Antropogênica: Causada pelo homem,através de desmatamentos e imobilizações constantes dos solos,o que acelera o desgaste. Atua diretamente sobre o solo

Agentes de erosão: Ventos: São agentes erosivos importantes,especialmente nas regiões de baixa umidade,como os desertos quentes. O vento esculpe rochas,transporta partículas e transforma paisagens. Água: A erosão pela água é comum em regiões de elevadas precipitações pluviométricas e em áreas com solo revolvido e sem cobertura vegetal.É mais intensa em áreas de topografia acidentadas(declives acentuados e de grande comprimento). Erosão Pluvial: Impacto: desprendem as partículas do solo no local do impacto .exerce uma ação transportadora. Desagregação: A energia cinética da gota de chuva realiza o trabalho de desagregar o agregado de solo,lançando gotículas de água e fragmentos de solo em todas as direções,num processo chamado de erosão por salpicamento. Transporte:No transporte pela água,as partículas menores(argilas)são levadas em suspensão coloidal,às partículas médias(silte e areia fina),são transportadas em suspensão e as partículas mais grossas(areia grossa,seixos,cascalhos e pedras),são empurradas e roladas.Nesse tipo de transporte há uma seleção natural de material.O material grosseiro ao ser removido ao nível do terreno provoca a desagregação(por abrasão)de outros materiais.

Deposição: É a parada do solo desagregado É o fim da fase de transporte e acontece quando o agente

Perde a força(velocidade e/ou massa), Encontra obstáculos que podem mudar a direção,dividir o seu volume,diminuir a sua velocidade.

Erosão hídrica: Laminar: Ocorre a remoção da camada superficial do terreno, de modo uniforme escoamento difuso;É pouco perceptível; Ocorre em terrenos de pouca declividade; Abrange grandes áreas e pequena profundidade; Acarreta grandes perdas e prejuízos; Carrega primeiramente as partículas mais leves ocorre diminuição da fertilidade do solo.Sulcos( Ravinas): Concentração do deflúvio por pequenas irregularidades do terreno (pontos), no sentido do declive, formando sulcos que vão se aprofundando e alargando. Fase inicial: sulcos são facilmente desfeitos pelas máquinas agrícolas. Fase aguda: impedimentos à mecanização. É ocasionada por chuvas de grande intensidade em terrenos declivosos e com grandes comprimentos de rampa. Voçorocas: Ocorre quando as águas se infiltram com boa velocidade no perfil e encontram uma camada impermeável(rocha)que não conseguem transpor;nesse caso,elas correm lateralmente sobre essa camada(túnel)aflorando nas encostas,onde provocam solapamentos,desbarrancamentos,com aberturas de sulcos ou valas.É comum em solos arenosos bastante profundos e permeáveis.Pode se formar também quando há uma grande concentração de água num mesmo ponto e por tempo prolongado erosão em sulco sem maiores proporções.

Fatores que afetam a erosão: Se os intervalos são curtos e o teor de umidade é alto enxurradas são maiores mesmo que as chuvas tenham baixa intensidade. Geralmente: -chuvas com grande intensidade têm curta duração (exceção: Amazonas -Tuc) -chuvas com pequena intensidade têm grande duração. Relevo: O risco de erosão é diretamente proporcional ao declive e ao comprimento da lançante(rampa). O grau de declive influencia diretamente o volume e a velocidade da enxurrada. Quanto > o grau de declive > risco de formação de enxurrada e > velocidade e volume. Quanto > o comprimento do lançante(rampa) > o volume e velocidade da enxurrada. Natureza do Solo: Textura: Solo arenoso: > Macroporos: chuva de baixa intensidade – Infiltra. Chuva de alta intensidade- Grande enxurrada . Argiloso> Microporos : Menor penetração de água- Escorre.

Levantamento: Um levantamento é um prognóstico da distribuição geográfica dos solos como corpos naturais,determinados por um conjunto de relações e propriedades observáveis na natureza. O levantamento identifica solos que passam a ser reconhecidos como unidades naturais e delineia suas áreas(unidades de mapeamento)nos mapas/cartas.Compreende um mapa com legenda e,um texto explicativo que define,descreve e interpreta,para diversos fins,as classes de solos componentes das unidades de mapeamento. O objetivo principal de um levantamento pedológico é subdividir áreas heterogêneas em parcelas mais homogêneas,que apresentem a menor variabilidade possível,em função dos parâmetros de classificação E das características utilizadas para distinção dos solos. Estudos de viabilidade técnica e econômica de projetos e planejamento de uso,manejo e conservação de solos.

Escala 1:50.000 -> 1cm=0,5km

Mapabase: Todo e qualquer material que possa ser usado como base para realizar o levantamento de solos.

O indivíduo solo: Cline(1949)identifica o indivíduo solo com o“o menor corpo natural,definível por si próprio”.Conceito teórico e arbitrado pelos SistemasTaxonômicos.

Perfil de Solo: Face exposta do solo,que é reconhecido,classificado e descrito no campo.

Pedon e Polipedon: Unidades básicas de referência taxonômica e elementos de representação do indivíduo solo no campo e em unidades de mapeamento.

O pedon é uma unidade básica de referência,tridimensional e o polipedon e uma área de solos constituída por agrupamento de pedons semelhantes

A unidade taxonômica é conceituada,segundo um conjunto de características e propriedades do solo,conhecidas por meio do estudo de pedons e polipedons e corresponde a unidade de classificação mais homogênea em qualquer nível categórico de sistemas taxonômicos.

Unidade de mapeamento: Conjunto de áreas de solos,composições e relações definidas na paisagem.É caracterizada em termos da(s)unidade(s)taxonômica(s)que a compõem.

Pode ser designada pelo nome de uma única unidade taxonômica(unidade simples)ou por várias unidades taxonômicas(unidade combinada). Unidade Simples- Um só componente,ou onde predomina uma classe de solos,com variações mínimas de características e propriedades. No mínimo 70% dos pedons devem pertencer à classe taxonômica que lhe dá o nome. Inclusões- em unidades simples ou combinadas,ocorrem solos em proporção muito menor que o componente ou componentes principais.Estas são designadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com