TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características dos combustíveis fósseis

Pesquisas Acadêmicas: Características dos combustíveis fósseis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.145 Palavras (21 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 21

Centro Educacional Prof. Rômulo Galvão

Trabalho

De

Química

Teixeira de Freitas- BA

2014

Centro Educacional Prof. Rômulo Galvão

Alunos(as):Anderson Willy, Carla Santos, Debora Dórea, Deise, Maria Clara.

Prof.: Giselle Silva Serie: 3° ano G Turno: Noturno

Trabalho

De

Química

Teixeira de Freitas- BA

2014

SUMÁRIO

• Capa .......................................................................... 01

• Contra Capa ..............................................................02

• Introdução .................................................................04

• Desenvolvimento ......................................................06

• Conclusão ................................................................15

• Bibliografia ................................................................20

INTRODUÇÃO

O Gás Natural é a designação genérica de um combustível de origem fóssil, formado pela mistura de hidrocarbonetos leves que permanecem no estado gasoso nas condições ambientes de temperatura e pressão, entre os quais se destaca o metano ( CH4), sendo encontrado na natureza normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo.

Do mesmo modo que o petróleo, o Gás Natural é resultado da decomposição de matéria orgânica originada de grandes quantidades de organismos que existiam no mares no período pré-histórico. Os movimentos de acomodação da crosta da terra causaram o soterramento dessa matéria orgânica a grandes profundidades e essa decomposição se realizou em ausência de ar, a grandes temperaturas e sob altas pressões.

Tal e como é extraído das jazidas, o Gás Natural é um produto incolor e inodoro, não é tóxico e é mais leve que o ar. Além disso, é uma energia livre de enxofre e a sua combustão é completa, liberando como produtos da mesma o dióxido de carbono (CO2) e vapor de água. Sendo tais produtos não tóxicos, o Gás Natural é uma energia ecológica e não poluente.

A unidade básica de medida para o Gás Natural é o metro cúbico por dia (m3/dia), utilizando-se para grandes quantidades, o milhão de metros cúbicos por dia - Mm3/dia. A energia produzida pela combustão do gás é usualmente medida em quilocaloria ( Kcal). Ou em -MMBTU - milhões de British Thermal Unit.

O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.

Os egípcios utilizavam o petróleo como um dos elementos para o embalsamamento de seus mortos, além de empregarem o betume na união dos gigantescos blocos de rochas das pirâmides.

O xisto betuminoso possui atributos de carvão e de petróleo e é uma variedade carbonífera mais nova que a hulha. Por destilação fracionada, a seco, produz gasolina, gás combustível, enxofre, etc.. Entretanto, trata-se de um processo poluente e economicamente desvantajoso. O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais de xisto betuminoso.

O xisto é uma camada de rocha sedimentar, originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica, disseminada em seu meio mineral.

Também conhecido como gás natural ou gás dos pântanos, o metano é um gás representado pela fórmula química CH4, incolor, de odor fraco a levemente adocicado, altamente inflamável, estável, praticamente insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos (álcoois, benzenos, ésteres e gasolina). Trata-se do composto mais simples e abundante do grupo dos hidrocarbonetos.

O metano se forma a partir da fermentação de resíduos orgânicos pela ação de bactérias, como a decomposição do lixo orgânico nos aterros sanitários, emissão de vulcões de lama, digestão de herbívoros, extração de combustível mineral, metabolismo de certas espécies bacterianas, o apodrecimento de vegetais nos pântanos (sendo por isso chamado de gás dos pântanos), entre outros processos. Por esse motivo, nos aterros sanitários são colocadas muitas “chaminés”, que atravessam as várias camadas de material, pelos quais escoam os gases formados pela fermentação do lixo. A combustão incompleta do metano dá origem à água e ao carbono finamente dividido, chamado negro-de-fumo, que é muito usado na fabricação de graxa para sapatos.

Os alcanos sofrem combustão, Isto é, queimam com muita facilidade. Quando acendemos um isqueiro comum (a gás butano, C4H10), a faísca provoca a reação do butano com o oxigênio do ar, resultando a chama característica:

2 C4H10 + 13 O2 → 8 CO2 + 10 H2O + calor

Reações semelhantes ocorrem quando acendemos um fogão a gás, quando “queimamos” gasolina para movimentar um automóvel, diesel para movimentar ônibus e caminhões etc. Note que, nesses casos, o “produto” principal que desejamos é o calor, isto é, a energia produzida pela reação.

Um destino mais nobre para os derivados de petróleo é sua transformação em produtos úteis como plásticos, tintas, corantes, etc. Até hoje, os derivados de petróleo são consumidos principalmente na combustão, a fim de produzir energia, o que causa o aumento da poluição atmosférica e do efeito estufa, devido ao CO2 resultante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com