TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caroline Ferreira

Artigos Científicos: Caroline Ferreira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  9.772 Palavras (40 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 40

Cinco Lições de Psicanálise

(CLIQUE AQUI para download do livro em word - compactação Zip)

De Sigmund Freud

Pronunciadas por ocasião das comemorações do vigésimo aniversário da Fundação da Clark University, Worcester, Massachusetts, setembro de 1909

Tradução de Durval Marcondes e J. Barbosa corra, revista e modificada por Jayme Salomão

(Fonte na Internet: http://www.geocities.com/psicosaber/psica/cinco_licoes.htm)

(Do Livro: Os Pensadores, Abril Cultural, 1974, págs. 11 a 44)

Nota do Editor Inglês

(James Strachey)

Über (James Strachey) Psychoanalyse

(a) Edições alemãs:

1910 Leipzig e Viena: Deuticke. Pág. 62. (2.ª ed., 1912, 3.ª ed., 1916, 4.a ed., 1919, 5.ª ed., 1920, 6.ª ed., 1922, 7ªa ed., 1924, 8.ª ed., 1930; todas sem modificações).

1924 Gesammelte Schriften, IV, 349-406. (Ligeiramente modificada.) 1943 Gesammelte Werke, VIII, 3-60. (Não modificada da G. S.)

(b) Tradução inglesa:

"The Origin and Developintent of Psychoanalysis",

1910 A m J. PsychoL, XXI (2 e 3), págs. 181-218. (Tr. H. W. Chase.)

1910 Em Lectures and Addresses Delivered before the Departments of Psychology and Pedagogy in Celebration of the Twentieth Anniversarj, of the Opening of Clark University, Worcester, Mass., Parte 1, págs. 1-38. (Reimpressão da acima mencionada.)

1924 Em An Outline of Psychoanalysís, ed. Van Teslaar, Nova York: Boni and Liveright. Págs. 21-70. (Reedição da acima mencionada.)

A presente tradução inglesa, inteiramente nova, com o título diferente de Five Lectures on Psycho-Analysis, é de James Strachey.

Em 1909, a Clark University, Worcester, Massachusetts, comemorou o vigésimo ano de sua fundação, e seu presidente, o Dr. G. Stanley Hall, convidou Freud e alguns de seus principais seguidores (C.F.G. Jung, S. Ferenczi, Ernest Jones e A. A. Brill) para participarem das celebrações e receberem graus honoríficos. Foi em dezembro de 1908 que Freud recebeu pela primeira vez o convite, mas foi somente no outono seguinte que esse convite se concretizou, tendo as cinco conferências de Freud sido pronunciadas na segunda-feira, 6 de setembro de 1909, e nos quatro dias subseqüentes. Isto, conforme declarou o próprio Freud na ocasião, foi o primeiro reconhecimento oficial da novel ciência, havendo ele descrito em seu Autobiographical Study (Estudo Autobiográfico) (1925d, Capítulo V) como, ao subir ao estrado para pronunciar suas conferências, "isso lhe pareceu a concretização de um incrível devaneio".*

As conferências (em alemão, naturalmente) foram, de acordo com a prática quase universal de Freud, pronunciadas de improviso e, conforme nos informa o Dr. Jones, sem notas e depois de muito pouco preparo. Foi somente depois de sua volta a Viena que ele foi induzido, a contragosto, a escrevê-las. Esse trabalho somente foi concluído na segunda semana de dezembro, mas sua memória verbal era tão boa que, segundo nos assegura o Dr. Jones, a versão impressa "não fugia muito da exposição original". Sua primeira publicação foi feita numa tradução inglesa no American Journal of Psychology no inicio de 1910, mas o original em alemão apareceu pouco depois sob a forma de panfleto em Viena.* * O trabalho tornou-se popular e teve várias edições; em nenhuma delas, contudo, houve qualquer alteração de substância, salvo quanto à nota de rodapé acrescentada em 1923 bem no início, aparecendo somente no Gesammelte Schriften e Gesammelte Werke, nos quais Freud retirou suas expressões de gratidão a Breuer. Um exame da atitude modificada de Freud quanto a Breuer encontrar-se-á na Introdução do Editor a Studies on Hysteria (Estudos Sobre a Histeria), Standard Ed., II, XXVI e segs.

Durante toda a sua carreira Freud sempre estava pronto a apresentar exposições de suas descobertas. Já publicara ele alguns curtos relatos de psicanálise, mas esse grupo de conferências foi o primeiro numa escala ampliada. Essas exposições naturalmente variavam de dificuldade de acordo com o auditório para o qual se destinavam, devendo essas ser consideradas como as mais simples, mormente quando postas em confronto com a grande série de Introductory Lectures (Conferências Introdutórias) pronunciadas alguns anos depois (1916-17). Não obstante, apesar de todos os acréscimos que iriam ser feitos à estrutura da psicanálise durante o próximo quartel de um século, essas conferências ainda proporcionam admirável quadro preliminar que exige muito pouca correção. E dão elas uma excelente idéia da facilidade e clareza de estilo e do irrestrito sentido de forma que tornou Freud um conferencista tão notável quanto à exposição.

Consideráveis trechos da tradução anterior (1910) deste trabalho foram incluídos na General Selection from the Works of Sigmund Freud) (Seleção Geral dos Trabalhos de Sigmund Freud), de Rickman (1937, págs. 3-43).* * *

PRIMEIRA LIÇÃO

SENHORAS E SENHORES - Constitui para mim sensação nova e embaraçosa apresentar-mo como conferencista ante um auditório de estudiosos do Novo Mundo. Considerando que devo esta honra tão-somente ao fato de estar meu nome ligado ao tema da psicanálise, será esse, por conseqüência, o assunto de que lhes falarei, tentando proporcionar-lhes, o mais sinteticamente possível, uma visão de conjunto da história inicial e do ulterior desenvolvimento desse novo processo semiológico e terapêutico.

Se algum mérito existe em ter dado vida à psicanálise, a mim não cabe,1 pois não participei de suas origens. Era ainda estudante e ocupava-me com os meus últimos exames, quando outro médico de Viena, o Dr. Joseph Breuer,2 empregou pela primeira vez esse método no tratamento de uma jovem histérica (1880-1882). Ocupemo-nos, pois, primeiramente, da história clínica e terapêutica desse caso, a qual se acha minuciosamente descrita nos Studies on

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com