TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerrado e suas características

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

CMPG Nivo das Neves

Cerrado

Nome do aluno: Roger Henrique Nº 34

Tiago Rezende Nº 29

Vinicius de Souza Nº 30

                                                                     3ª C

Professora: Neuza

Tópico de Geografia

Agosto – 2016

Caldas Novas

Sumário

  • Introdução .............................................................Pág. 3
  • Cerrado .................................................................Pág. 4
  • Clima e Solo .........................................................Pág. 5
  • Fauna e Flora e Rios .............................................Pág. 6
  • Fisionomia Vegetal ...............................................Pág. 7 e 8

Introdução

O Bioma Cerrado brasileiro representa uma enorme diversidade de paisagens, animais e plantas, concedendo uma rica savana em biodiversidade. 
Composto por pequenas árvores de troncos retorcidos e curvados, folhas grossas, uma vegetação rala e rasteira, campos e também árvores baixas, o Cerrado possui uma paisagem hostil já considerado inútil para economia do país.
Os Cerrados exibem variações quanto aos relevos, apresentando-se à aproximadamente 300 e 600m acima do nível do mar, sendo cerca de 5% acima de 900m. Uma grande parte da região é demarcada por uma temporada de seca, durante o inverno, durando cinco a seis meses e seu solo apresenta uma significativa nascente de água.

Cerrado

A região que compreende o Cerrado conglomera cerca de 1/3 da biota brasileira e ainda 5% da flora e fauna mundial. Apresenta uma vegetação com características de savanas tropicais proporcionando gramíneas, arbustos e árvores esparsas originando características heterogênicas. Sua vegetação oferece características marcantes, como, climas áridos, folhas largas, espessas e pilosas, solos ácidos, profundos, alguns apresentam ausência de nutrientes e elevados teores de alumínios, possuindo cerca de seis meses de seca.  O Cerrado representa o segundo maior bioma brasileiro, abrange uma área com cerca de dois milhões de km², equivalente a um quarto do território nacional. Este, ainda faz fronteira com outros biomas formidáveis, como a Amazônia (ao norte), a Caatinga (ao nordeste), o Pantanal(a sudoeste), e também a Mata Atlântica (ao sudeste), assim, demonstrando uma rica vegetação, diversidade ecológica, além de sua variedade sociocultural, compondo também três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata). Por ser uma extensa área, compondo cerca de 25% do território nacional, o Cerrado conglomerando doze estados do Brasil, ocupando toda a área do Brasil central, compreendendo os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste e norte de Minas Gerais, oeste da Bahia e o Distrito Federal. Além disso, existem prolongações ao norte do país abrangendo a região do Centro-sul do Maranhão, norte do Piauí, ocupando também Rondônia, fragmentos no estado de São Paulo e Amapá. Embora, o Cerrado possua tamanho relevante, também representa um bioma extremamente ameaçado, principalmente, pelo avanço da fronteira agrícola. Desta forma, apenas 20% do território é aproveitado, pois, com a extensão de fronteira agrícola, as áreas remanescentes são mais pressionadas. Portanto, o bioma requer cuidados para preservação e conservação dos recursos naturais. Ainda é advertido atenção quanto à devastação de áreas que impõe importantes bacias hidrográficas, que servem para sobrevivência de habitantes que necessitam desses recursos para sobrevivência. Alguns estudos, como o realizado por pesquisadores do Programa Cerrado da CI – Brasil alarma para o perigo de grande devastação do bioma, apresentando riscos dê desaparecimento até 2030, pois, aproximadamente 57% dos hectares originais já foram destruídos, e grande parte das áreas atuais já exibem bastantes alterações. 

Clima

O Cerrado possui como clima dominante o Tropical sazonal, de inverno seco, tendo como temperatura anual, aproximadamente, de 22 a 23 °C. As temperaturas máximas absolutas não sofrem muitas variações e podem apresentar-se em cerca de 40 °C, enquanto as mínimas alteram-se bastante podendo chegar a valores próximos de 0 °C em alguns meses do ano.Contudo, a precipitação média mensal não apresenta grandes variações aplicando-se, principalmente, nos meses de primavera a verão, que representa a estação chuvosa. O Cerrado também apresenta breves temporadas de seca, que pode acontecer a essa mesma estação. Já durante os meses de Maio a Setembro, o Bioma apresenta índices mensais de chuvas baixos. Dessa forma, a precipitação, qualquer fenômeno implicando queda de água do céu, atua entre 1200 e 1800 mm. O período de seca dura cerca de 3 a 5 meses, inicialmente, ocorrendo nevoeiros durante as manhãs. À tarde a umidade relativa do ar diminui bastante e pode apresentar-se a índices próximos de 15%. O Cerrado possui uma atmosfera calma de ar, muitas vezes, quase parado, algumas ventanias ocorrem em Agosto, ocasionando redemoinhos fortes avistados a longas distancias.

Solo

Os solos do Cerrado são, geralmente, profundos, apresentando cores avermelhadas ou amareladas, porosos, permeáveis, e bem drenados. Sua textura é de areia, argilae silte, sendo arenosos, areno-argiloso, argilo-arenosos ou argilosos. Possui baixa capacidade de reter água.Geralmente, o teor de matéria orgânica é baixo, variando de 3 a 5%. Devido ao clima Sazonal a decomposição do húmus é lenta. Possuem alto pH, alterando de 4 a cerca de 5, consequentemente tornando algumas plantas agrícola tóxicas, devido a rica presença de Alumínio, Ferro, e também do Mn. Portanto, dentre outras características os solos do Cerrado são indiciados impróprios para a agricultura, porém devido a correção do pH e também a adubação, alguns solos podem tornar-se férteis e produtivos, como determinadas regiões produtoras de soja e frutíferas, por exemplo, solos de Cerrado de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além de outras. Em algumas regiões do Cerrado o solo pode exibir concreções ferruginosas, o que dificulta a penetração de água, consequentemente o desenvolvimento de vegetações. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com