TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de Vida e Gerenciamento de Riscos do Produto

Tese: Ciclo de Vida e Gerenciamento de Riscos do Produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Tese  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PITÁGORAS

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Ciclo de Vida do Produto e Gerenciamento de Risco

10°semestre

Sumário

Objetivo 3

A necessidade 3

Os impactos ambientais 3

Quanto aos índios 3

Quanto a população e aos trabalhadores 3

A obra 4

Relação custo x benefício da obra 4

Discussões e Conclusão 5

Referências 6

Usina de Belo Monte

Objetivo

Realizar análise de viabilidade da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

A necessidade

O Brasil é um país em desenvolvimento, e sua necessidade de energia vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Segundo a ABEPRO, em 2030 teremos uma necessidade de 3529TWh de energia, ou seja, um aumento médio de cerca de 60%.Estima-se que em 2030, 32% de toda a energia gerada no país será hidráulica, logo, teremos que aumentar nossa matriz energética hidrelétrica para 1130 TWh/ano.

Outras fontes de energia estão sendo implantadas como energia eólica e solar, porém, estas tem menor eficiência energética (NUCA.IE.UFRJ, 2011), o uso do petróleo deve diminuir seu crescimento, mas em contra partida o uso do gás natural deve aumentar e em 2030 ter uma geração de energia praticamente igual ao hidráulico, cerca de 1000 TWh (ABEPRO, 2008).

Os impactos ambientais

Quanto aos índios

Segundo consta no projeto da usina de Belo Monte, nenhuma das áreas alagadas corresponde a terras indígenas, porém os índios tem grande preocupação com as futuras condições do rio, essa preocupação é a mesma das populações ribeirinhas.

Uma das 40 condicionantes para a construção da usina é quanto a própria água do rio Xingu, onde a vazão mínima do rio deve ser de 700 m3/s, essa vazão garantirá a manutenção dos recursos naturais necessários aos índio como locomoção deles pelo rio e alimentação.

A FUNAI, órgão que cuida dos interesses dos índios avaliou de maneira independente o impacto desse projeto em 2009, concluindo que é viável, desde que sejam atendidos vários critérios, inclusive a vazão mínima do rio Xingu. (PORTAL SÃO FRANCISCO, 2012)

Quanto a população e aos trabalhadores

A instalação da usina trará a região uma população adicional de 96 mil habitantes entre familiares e pessoas que trabalharão diretamente(18 mil trabalhadores) e indiretamente (23 mil trabalhadores)na obra, desde a mão de obra menos qualificada até trabalhadores de setores administrativos, financeiros, coordenação e outros. Essa população irá atrás de saúde, alimentação, mercadoria, serviços e outros, além de gerar resíduos como lixo e dejetos humanos e de animais. Tudo isso está previsto no RIMA e a usina irá destinar 3 bilhões de reais para esse e outros fins, como ajudar a população indígena e não indígena da região com saneamento básico, água tratada, saúde publica entre outros.

A obra

A obra de Belo Monte vai ter uma barragem principal no rio Xingu, cerca de 40 quilômetros rio abaixo da cidade de Altamira, no Sítio Pimental. É com essa barragem que vai ser formado o Reservatório do Xingu. A água vai ser desviada desse reservatório por canais para a formação do chamado Reservatório dos Canais, localizadoa 50 quilômetros de Altamira por estrada de terra. A Figura 1 abaixo demonstra por onde será feito o desvio da água durante as obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com