TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CICLO DO GERENCIAMENTO COSTEIRO

Artigos Científicos: CICLO DO GERENCIAMENTO COSTEIRO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 2

O SACO DA MANGUEIRA DETÉM EM SUAS MARGENS BANHADOS SALGADOS, CAMPOS LITORÂNEOS, DUNAS E ARROIOS DE SUA MICRO BACIA. ESSAS ÁREAS RASAS SÃO CONSIDERADAS VITAIS PARA O ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS TENDO EM VISTA A ALTA PRODUTIVIDADE QUE EXIBEM, BEM COMO A IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA E CULTURAL. DIANTE DISSO, ESSE TRABALHO BUSCOU ILUSTRAR O CICLO DO GERENCIAMENTO COSTEIRO INTEGRADO, PROPOSTO POR CICIN E KNECHT (1998), A PARTIR DO ESTUDO DE REVITALIZAÇÃO DA ORLA DO SACO DA MANGUEIRA, NA CIDADE DE RIO GRANDE. ASSIM, CONCLUI-SE QUE PARA CRIAR DIRETRIZES DE USO E OCUPAÇÃO DE UMA ÁREA DE INTERESSE ECONÔMICO-ECOLÓGICO, É NECESSÁRIO O CONHECIMENTO E O ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS QUE A OCUPAM E DE TODOS OS AGENTES ENVOLVIDOS NAS DECISÕES QUE REGEM O SEU DESTINO.

Ainda conforme Biliana Cicin-Sain e Robert Knecht (1998), o Gerenciamento Costeiro pode se desenvolver de diferentes formas, conforme as particularidades e condições físicas, socioeconômicas, culturais e políticas das diferentes nações.

O objetivo do presente trabalho é ilustrar o ciclo do Gerenciamento Costeiro Integrado, proposto por Biliana Cicin-Sain e Robert Knecht (1998), a partir do estudo de Revitalização da Orla do Saco da Mangueira, na cidade de Rio Grande, RS, utilizando informações reais, já existentes no curso do projeto de revitalização e presumida quando a fase do ciclo ainda não possuir base de informação.

METODOLOGIA

O método utilizado foi o do Ciclo do Gerenciamento Costeiro Integrado, proposto por Biliana Cicin-Sain e Robert Knecht (1998). Tal como acontece com qualquer outra política pública, a política de gestão integrada das zonas costeiras geralmente passa por uma série de estágios previsíveis de desenvolvimento. E esse Ciclo (Fig. 1) é dividido em seis etapas (CICIN; KNECHT, 1998) – (1) identificação e avaliação da questão; (2) a preparação do programa ou formulação, (3) adoção formal e financiamento, (4) implementação, (5) operação e (6) avaliação. Assim, enquadraram-se os processos já realizados mediante o estudo de Revitalização da Orla do Saco da Mangueira neste ciclo.

Os autores, feitas estas considerações, detalham um ciclo com estágios típicos de desenvolvimento de Gerenciamento Costeiro com base nas recomendações do Banco Mundial, que pode ser tomado como referência para o GCI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com