TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Produtos, Serviços E Marcas.

Trabalho Universitário: Gerenciamento De Produtos, Serviços E Marcas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  3.061 Palavras (13 Páginas)  •  1.795 Visualizações

Página 1 de 13

Gerenciamento de produtos, serviços e marcas

Na visão de gerenciamento de marketing, um “produto” não é só bens tangíveis,(aquilo que se pode tocar) como um aparelho eletrônico ou uma casa, mas também bens intangíveis, como um reparo de eletrônico ou um serviço de pintura de uma casa. Serviço acaba sendo o contrario de produto, pois ele não pode ser tocado, cheirado ou até mesmo estocado para possíveis vendas futuras, pois ele é consumido ao mesmo tempo que é produzido.

“A orientação do produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenha características inovadoras” (KOTLER, 2000, p 39)

A orientação de produto

A orientação de produto determina que os consumidores preferem produtos que possuem mais qualidade e desempenho ou até mesmo que possuem características inovadoras.

Os responsáveis pelas organizações que seguem a orientação de produto se concentram na fabricação de produtos com qualidade e no aperfeiçoamento do mesmo com o tempo.

Presume-se que os compradores admiram os produtos mais bem-feitos e avaliam qualidade e desempenho do produto.

Diferenciação de produto

A uma variação para os produtos tangíveis em relação ao seu potencial para diferenciação, exemplo para produtos de pouca variação: frango. Porem no outro extremo encontramos os produtos que possuem uma grande diferenciação como edifícios comerciais. Nesse caso possui uma extensa variedades de parâmetros, incluindo características, desempenho, durabilidade, estilo e etc.

Classificação de Produto

Existem varias formas de agrupar os produtos, para facilitar o gerenciamento de marketing. As mais comuns são separa-las por mercados e por durabilidade, sendo assim podemos dizer que existem dois mercados.

Consumidores

Organizações

Há diversas classificação de produtos para determinado tipo de uso ou consumo:

· Bens não duráveis – São produtos tangíveis, possuem preço unitário baixo e promoções e distribuição irradiada, normalmente são consumidos em um ou em poucos usos.

· Bens duráveis – São produtos tangíveis que normalmente sobrevivem a muitos usos, a distribuição e promoção é semi-irradiada, possui preço e margem unitária alta.

Produtos de Consumo

Os produtos de consumo vão desde pequenos aparelhos eletrônicos até carros luxuosos, Naturalmente as estratégias para vender pequenos aparelhos eletrônicos e carros luxuosos são completamente diferente pois são dirigidas a públicos diferentes, todo composto de marketing é trabalhado de maneira diferente.

Desse modo podemos classificar os produtos de consumo em quatro tipos:

Produtos de conveniência – São produtos consumidos usualmente, eles não são muito caros e não é necessário grande reflexão por parte do consumidor. Exemplos: Leite ou Iogurte do café da manhã, os serviços de um cabeleireiro.

Produtos de compra comparada – Nesse grupo sem encontram os produtos que são mais caros que os de conveniência, esses produtos são muito mais complexos e exigem comparações com produtos similares. Exemplo: Roupa para um evento importante, escolha da faculdade.

Produtos de especialidades – Nesse grupo se encontram os produtos caros, que de alguma forma passam ao consumidor a característica de serem únicos. Esses produtos são consumidos com pouca frequência e os consumidores fazem um grande esforço para compra-los. Exemplo: Carros luxuosos, apartamentos.

Produtos não procurados – Existem uma infinidade de produtos e serviços que se não forem oferecidos, raramente são comprados. Exemplo: Seguro de vida, livros antigos, titulo de capitalização.

A classificação dos produtos em um grupo ou em outro depende da maneira na qual ele é comprado e não do produto em si.

Duráveis e não-duráveis

A grande diferença entre bens duráveis e bens não-duráveis é o custo. Os bens duráveis tendem a ser mais caros e por isso os consumidores se preocupam mais com eles, exigem garantias de durabilidade e existência de boa assistência técnica em caso de defeito.

Para os bens não-duráveis o importante é encontra-lo em todos os lugares, para atender a procura. Exemplo: Refrigerante.

Ciclo de vida dos produtos

Os produtos são lançados no mercado, dependendo do sucesso eles começam a vender cada vez mais até atingir um pico de vendas e depois passará a cair. Em marketing usamos a imagem de um ser vivo para descrever essa situação. O lançamento pode ser visto como o nascimento do produto no mercado. O pico de vendas como a maturidade. Em seguido temos o declínio do produto até chegar a morte. Diferentemente dos seres vivos um produto em declínio pode ser revitalizado e voltar a ter uma curva ascendente de vendas ou permanecer com vendas constante durante muito tempo. “Os produtos como todos os seres vivos, nascem, crescem, amadurecem e envelhecem, até o desaparecimento, que é a morte”. (COBRA, 1990, p 396)

Podemos classificar os produtos de acordo com o estágio onde eles se encontram. Para cada estágio haverá uma estratégia de marketing diferente.

São eles: Introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Fonte: http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/ciclo-de-vida-do-produto/

Nesse gráfico temos o ciclo de vida do produto, no caso são as vendas totais no decorrer do tempo, outro dado muito importante é o lucro total. Quando esses produtos são lançados no mercado, não há nenhum lucro e sim despesas de desenvolvimento, de propaganda de lançamento, promoções e etc. Portanto há prejuízo, com o aumento das vendas se encontra um ponto de equilíbrio, quando se a organização recupera o investimento feito e passa a apresentar lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com