TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima de montanha em geografia

Por:   •  17/1/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  3.332 Visualizações

Página 1 de 5

Clima de Montanha

  • O que é uma montanha?

   Uma montanha é um aspecto físico natural da terra que se diferencia dos seus arredores por ser mais elevada. Mais alta que um monte, colina ou morro, quase sempre ela tem um pico arredondado ou pontiagudo, além de ser raramente isolada. A uma sequencia de montanhas, dá-se o nome de cordilheiras.

  • Clima

   Nas montanhas, a cobertura vegetal modifica-se do sopé da montanha até os locais mais altos, geralmente mais de 4 mil metros de altitude, nos quais a neve cobre o solo durante todo o ano, chamando de “neves eternas”.  Por isso, este clima tem baixa temperatura durante todo o ano, pois quanto maior altitude mais baixa a temperatura, pois se estima que a cada 1000 metros a temperatura caia cerca de 5°C.
  Nas áreas que as montanhas acima de 2 mil metros de altitude, há presença de gelo durante todo o ano. Assim, a temperaturas destes lugares são baixíssimas e o ar é rarefeito (pouca pressão, ocasionando, pouco volume de O
2 inspirado).
A umidade relativa do ar é bem elevada no lado em que bate o vento: de 80 a 90%. Já no lado em que não corre a incidência de vento, ela cai para cerca de 40%.
Em média, os termômetros registram 0°C durante o ano, mas inverno, é esperada queda de temperatura para índices negativos. As chuvas nas regiões chega a 1,5 mil milímetros anuais.
  Nas montanhas ocorre as chuvas orográficas. Ela é originada quando uma massa de ar úmida que se desloca, encontra uma barreira topográfica (a montanha) e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens. Esse tipo de chuva apresenta pequena intensidade e longa duração.

  • Climograma

Montanha tem um clima tropical. No inverno há na Montanha muito menos chuva do que no verão. De acordo com Köppen e Geiger clima é classificado como Aw. A temperatura média anual em Montanha é 23,8 ° C. Há cerca de 1,024 milímetros de chuva.

Observando o gráfico a seguir, podemos concluir que o mês mais seco é junho, com 38 mm. 168 milímetros, enquanto a queda média em novembro. O mês que tem a maior precipitação do ano.

        [pic 1]

  • DIAGRAMA DE TEMPERATURA

    O mais quente do ano com uma média de 26,0 ° C no mês de janeiro. O mês mais frio do ano é de 21,5 ° C no meio de julho.

[pic 2]

  • TABELA CLIMA

[pic 3]

   A diferença na precipitação entre o mês mais seco e o mês mais chuvoso é de 130 mm. As temperaturas médias variam durante o ano em 4,5 ° C.
  O mais quente do ano com uma média de 26,0 ° C no mês de janeiro. O mês mais frio do ano é de 21,5 ° C no meio de julho.

  • Vegetação

   Vegetação de Montanha é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propicio para o seu desenvolvimento.
  A vegetação das encostas das montanhas varia com a altitude tanto quanto varia conforme a latitude em outros tipos de terreno. O ambiente vai desde o gramado das baixas temperaturas até as florestas de madeira de lei ou florestas coníferas encontrados muito mais ao norte.

  • Principais Montanhas

Segue uma lista com informações das quatro montanhas mais altas do mundo.

  • Monte Everest – 8.848 metros

   O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo com 8,848 metros, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizado na fronteira entre o Nepal e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1953.[pic 4]

  • K2 – 8.611 metros[pic 5]

   O K2 é a segunda montanha mais alta do mundo com 8,611 metros, faz parte da Cordilheira de Karakoram, localizado na fronteira entre o Paquistão e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1954.

  • Kangchenjunga – 8.586 metros[pic 6]

   Kangchenjunga é a terceira montanha mais alta do mundo com 8,586 metros, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizado na fronteira entre o Nepal e a Índia. Foi escalada pela primeira vez em 1955.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (156.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com