TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Climatologia fácil.

Por:   •  21/5/2017  •  Resenha  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA DO LIVRO: ESTEIKEN,E.T. Climatologia fácil. São Paul: Oficina de textos, 2012.

Possui graduação em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB (1994), mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2004). Professora e pesquisadora do Departamento de Geografia e Coordenadora do Laboratório de Climatologia Geográfica - LCGea da Universidade de Brasília.

A climatologia se baseou por muito tempo no método decorativo, tendo em vista o teor de seus assuntos que só representavam características do tempo e do clima. A autora propõe uma mudança nessa visão na qual está voltada na interpretação e nas análises de fenômenos climatológicos, ratificando essa visão em que coloca a climatologia como algo corriqueiro no dia a dia, personificados nos censo comum dos sujeitos.

Em seguida a autora caracteriza as ciências climatológicas e meteorológicas, a primeira está ligada a geografia, caracterizada por ser uma subdivisão da mesma, já a segunda se caracteriza por estudar a atmosfera e seus fatores físicos. Seguindo está linha de caracterização a autora discorre sobre o clima e tempo, expondo que o clima está ligado a um processo mais categórico e constante, por sua vez o tempo é algo mais dinâmico e pontual.

Outros fenômenos também influenciam no clima terrestre. O autor discorre sobre dois o movimento de rotação é aquele em que a Terra gira em seu próprio eixo, o mesmo tem a orientação de oeste para leste, em um período de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, e é responsável pela iluminação e por sua vez pelo surgimento dos dias e das noites.

Outro fenômeno de movimento de rotação, é o qual a Terra gira ao redor do Sol, formando uma superfície matemática chamada de elipse, este é chamado de translação, neste movimento é importante ressaltar o que o autor chama de inclinação terrestre, correspondendo a 23,5° que, corrobora para incidência de radiação eletromagnética na superfície. Nesse sentindo o hemisfério sul inclina-se para longe do sol durante o inverno e em direção ao sol durante verão.

No fenômeno onde os dois hemisférios recebem os mesmo fluxo de radiação solar cognominar de equinócios. Como resultados desses fenômenos acima e, também da formação terrestre existe gases como o nitrogênio, o oxigênio e o argônio, que estão presente na atmosfera terrestre, estes influenciam no tempo e o clima.

É explicitado que a camada mais baixa da atmosfera é denominada pela autora troposfera, a mesma corresponde acerca de 90% da massa de gases de toda a atmosfera, esta tem, por sua vez, quase que a totalidade de vapor de água e dos aerossóis. O autor explica que é a camada da atmosfera que estabelece as melhores condições do tempo.

Por sua vez, a estratosfera é a segunda camada da atmosfera, nesta a temperatura permanece constante. Na mesosfera, a temperatura diminui com a altitude até alcançar níveis mínimos. A termosfera, corresponde a temperatura que aumenta com a altitude. A termosfera não possui limite superior definido. Ela vai se misturando gradualmente com a região conhecida como exosfera.

A radiação solar passadas por essas camadas da atmosfera, um aparte é espalhada chama-se radiação difusa e é responsável pela claridade do céu durante o dia e pela iluminação de áreas que não recebem iluminação direta do sol. Como explicitado acima o vapor d’água representa 95% da totalidade dos gases que absorvem a radiação terrestre.

O autor chama atenção para o processo de condução e convecção, os mesmos são conhecidos como calor sensível, e entra na contabilização do balanço de energia da terra. Ainda na questão dos processos ocasionados pelo gases na atmosfera ela ressalta o hidro meteoro que é um meteoro constituído por conjunto de partículas de água, na fase líquida ou sólida, em queda livre ou em suspensão na atmosfera, levantadas da superfície terrestre pelo vento ou depositadas sobre objetos, na superfície ou no ar. Os hidro meteoros de superfície mais comuns são: o orvalho, geada, névoa e nevoeiro; e os de altitudes são: nuvem, chuva, chuvisco, neve, granizo e saraiva. Sua formação tem relação com a umidade do ar.

A umidade do ar é resultado da evaporação e da evapotranspiração que ocorre na superfície terrestre, sendo utilizada para descrever a quantidade de vapor d’água presente na atmosfera, por sua vez o vapor d’água é de suma importância para, o mesmo é a origem de todas as formas de condensação e precipitação e desempenha papel regulador térmico no sistema terra-atmosfera, pois absorve tanto radiação solar quanto a terrestre; contém calor latente que é liberado no momento da condensação.

Como o vapor d’água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com