TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Continente Africano E Imperialismo

Trabalho Escolar: Continente Africano E Imperialismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 2

1)Quais as consequências do imperialismo para o continente africano na atualidade?

Na segunda metade do século XIX, a África foi colonizada e explorada por nações europeias, principalmente, Reino Unido, França, Holanda, Bélgica e Alemanha. Este período ficou conhecido como neocolonialismo. O continente africano foi “repartido” entre os países europeus que implantaram um sistema imperialista, desrespeitando a cultura e diversidade étnica na região.

O imperialismo aplicado pelos europeus na África na segunda metade do século XIX deixou feridas no continente até os dias de hoje. Além de explorar os recursos naturais, o imperialismo provocou graves conflitos étnicos na África. A cultura africana também foi muito prejudicada neste processo.

Desta forma quando houve a independência, nominal e não na prática, destas "nações" tais diferenças solapadas pela dominação estrangeira até então se evidenciaram o que causou e causa guerras sangrentas trazendo miséria e destruição.

Soma-se a isso o fato de que a exploração não terminou e o continente historicamente saqueado segue assim até hoje, por tanto é conveniente para o capital internacional que estes grupos que hoje se matam continuem assim.

As consequências são miséria, fome, doenças, morte e destruição tanto das coisas como das pessoas em virtude da exploração predadora do capital internacional sobre o continente que já dura cerca de 500 anos.

2)Quais são as relações estabelecidas com a criação das fronteiras artificiais ,a pobreza, os conflitos civis e as migrações internas?

Quando o território do continente africano foi reorganizado, diversos povos ficaram separados dos próprios países de origem, devido a isto as suas culturas, economias e etnias se misturam causando com isto muitos conflitos.

Consequentemente a economia nesses povos foi destruída resultando muita pobreza e miséria.

Também existe a migração interna, pois muitas pessoas querem ir para seu território, para locais que condizem com sua cultura. Além dos conflitos civis, ou seja, guerras internas entre os povos africanos.

Bibliografia

Livro coleção Nova geração Geografia A população mundial.

Site: http://grupoafricaredefor.blogspot.com.br/

http://revistaescola.abril.com.br/

www.domtotal.com.br/colunas/detalhes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com