TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DEGEO

Por:   •  20/11/2018  •  Resenha  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT[pic 1]

CAMPUS UNIVERSITARIO DE RONDONÓPOLIS – CUR

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DEGEO

Disciplina: Cartografia  

Docente: Gustavo B. M. Alves

Discente: Reverson Madureira de Sousa

        

Resenha sobre o livro “A Cartografia”, Fernand Joly.

 

Cartografia é a ciência que estuda e desenvolve os mapas. E a linguagem cartográfica refere-se a linguagem visual própria dos mapas ou seja tudo que aparece no mapa (simbologia) refere-se a linguagem visual / cartográfica.

Ao longo da história as representações cartográficas têm evoluído acompanhando o desenvolvimento tecnológico da nossa civilização, novas técnicas e ferramentas foram e continuam sendo desenvolvidas e podem ser utilizadas na confecção de mapas e cartas cada vez mais diversos e parecidas a realidade e compreensíveis por todos, assim a linguagem cartográfica refere-se a linguagem visual própria dos mapas. Essa linguagem foi criada com o objetivo de facilitar a leitura e a compreensão das informações dos mapas, então ao se desenhar um mapa essa linguagem cartográfica nos auxilia no entendimento do que se quer representar. E como faço para entender essa simbologia? Basta consultar a legenda do mapa.

É por meio da simbologia que conseguimos identificar, por exemplo, a localização de cidades, portos e aeroportos, o traçado de rodovias e ferrovias, o curso de rios, o tipo de clima ou vegetação de certa área e outros. Embora não exista uma padronização obrigatória para cada formação representada em um mapa, existem varias linguagens visuais básicas que de acordo com a simbologia utilizada auxiliam o leitor a compreender imediatamente o fenômeno representado. Um exemplo clássico de uma linguagem visual é o uso da cor azul para representar rios, lagos, mares e oceanos.

Escala cartográfica é a redução da área a ser representada no mapa. Existem dois tipos de escala; a escala gráfica e a escala numérica e o tamanho da escala esta ligado aos detalhes que o mapa tem, por exemplo, se pegar um mapa que representa uma área menor o leitor ira vê muito mais coisas como, por exemplo, rua, escola, posto de saúde, etc. Se aumentar a escala a quantidade de detalhes desaparece, você pode ate saber que coisa esta ali, mas não se vê nada e isso se deve por que afastou a imagem e viu um grau de detalhe menor.

As representações cartográficas vão partir do principio do globo. As pessoas se acostumou a dizer que a Terra é redonda, mas ela não é redonda perfeita, pois ela tem um achatamento nos pólos, por isso ela é um geóide e para se fazer a representação da Terra se utiliza projeções cartográficas dentre elas se tem a projeção cilíndrica que é a mais conhecida e que ainda hoje se utiliza que é a de Mercator.

A grande característica da projeção cilíndrica são as deformações nas áreas de elevadas latitudes. A forma é igual (mantém a forma da representação), ou seja, ela é conforme = área distorcida e forma igual.

Outras duas projeções são a cônica que tem como sua característica paralelos que são em círculos e os meridianos que são retos e convergem para o mesmo ponto. E a projeção azimutal que tem como característica paralelos em circulo e os meridianos são retos e começam em um ponto e se espalham, portanto eles são divergentes.

O espaço geográfico é repleto de informações que podem ser mapeados daí a dificuldade de representar todas essas informações em um único mapa, por tanto os mapas precisam ter um tema daí a cartografia temática que nada mais é que um mapa com tema especifico. Dentro desse conceito de tema, os mapas precisam responder onde ocorre esse fenômeno? E tambem em que escala ocorre? E apartir daí se terá alguns conceitos dentro das representações, por exemplo, as representações qualitativas expressão fenômenos que se diferenciam pela sua natureza, ou seja, o tipo indicando sua localização ou extensão no espaço. As representações quantitativas expressão fenômenos que se diferenciam em quantidades ou em ordens.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com