TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA: Relatorio de Campo

Por:   •  18/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS ALBERTO CARVALHO

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

Relatório

Discente: Michele de Lima Arcanjo Conceição                      Período: 4  Professora: Marleide Maria Santos Sergio                            Data: 21/12/2015 Disciplina: Geografia Agrária

ITABAIANA/SERGIPE

DEZEMBRO/2015

No dia 11 de dezembro de 2015 foi realizado o trabalho de campo no município de Estância/Se especificamente no povoado no assentamento Paulo Freire II especialmente no lote do senhor Evanilson mais conhecido pelo apelido negão.

O objetivo do campo foi observa e compreende na realidade a partir do relato do camponês sobre a luta pelo pedaço de terra e também o que foi discutido nos textos de agrária sobre a questão agrária principalmente no Brasil, e os problemas encontrados que relatou que não foi fácil à luta da terra.

           O assentamento leva o nome de Paulo freire, porque ele defendia os movimentos sociais, e foi mentor da educação para consciência, ou seja, defendia objetivo da escola ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo.

O assentamento Paulo Freire II conta com 50 famílias sendo 26 vizinhos e 24 famílias com 2.000 mil tarefas de terras e cada família tem dois lotes pequenos e um lote grande.

A trajetória do seu Evanilson, tudo começo em Boquim sua cidade natal a luta pela terra porque ele relatou que seus pais não tinha terra própria e morava no solo dos outros de favor e que plantava para consumo próprio, também para o dono da terra e problema que a família não parava em um lugar só sempre tinha que migrar para outro solo, ele entrou pela luta da terra também por causa da mãe dele que sonhava ter sua própria terra quando ele conseguiu o seu lote ela já tinha falecido, entre os nove irmãos só ele que lutou pela terra os outros seguiu caminhos diferentes.

Evanilson, destaque que inicio ocupou uma fazenda entre Boquim e Salgado na qual proprietário tinha uma nove fazendas e também latifundiário resistiu por mais de 2 anos até ação de despejo os ocupantes que estavam na fazenda recebeu para sair da terra, foram mais ou menos 16 ações despejo ele destaca os dois coordenadores fortes o latifundiário da terra mandou prende, isto reuniu uma quantidade significativa de pessoas para ir soltar as pessoas e a quantidade de pessoas participaram do movimentos era na faixa 300 indivíduos.

Ele relata que foi busca conhecimento principalmente informação politica, um pouco sobre a luta pela terra para entrar no movimento social, fala também que ex. presidente Lula veio viabiliza a luta pela terra para diminui a violência no campo.  

O proprietário fez um acordo de ceder uma fazenda, mas não a de Boquim porque era prioridade para latifundiário, mando os assentados e avaliar uma em Estância, eles aceitaram a fazenda mesmo sabendo que estava abandonada, também os assentados cansado de luta o proprietário não perde é indenizado pelo governo a terra. Quando os camponês chegaram na fazenda para dividir os lotes para cada família encontraram um solo improdutivo e degradado, mas ricos em água potável coisa boa. Os assentados para construção de casa e utilizar na plantação com ajuda de uma assistência técnica CEFAC teve um investimento de R$ 13.000,00 reais cada família.

O trabalho do Senhor Evanilson é no sistema agroecológico que visa um estilo de agricultura menos agressivos ao meio ambiente, que promovem a inclusão social e proporcionam melhores condições econômicas aos agricultores uma vida mais saudável, ou seja, ajuda no equilíbrio entre nutrientes, solo, planta, água e animais e também das pessoas que consome os produtos agrícolas.

O camponês está na agroecologia há 36 anos só no assentamento Paulo II são 18 anos no lote dele, na qual produz cultivos variados principalmente frutíferos como: manga, laranja, limão, jaca, banana abacaxi e outros tipos verduras e legumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (312 Kb)   docx (233.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com