TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Geografia: Geografia Urbana

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.057 Palavras (25 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Instituto de Geociências

Departamento de Geografia

Geografia Urbana

Professor: William Ribeiro

Primeira avaliação

PRIMEIRA AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA URBANA

Aluno:
Ayrton Durães Manso

Rio de Janeiro, 13 de Abril de 2015.

SUMÁRIO

1. Introdução                                                                                                      03

2. Da vida em comunidades                                                                              03

3. As cidades                                                                                                     05

4. Do topo à lama:Os Impérios e os Feudos                                                     08

5. Do ressurgimento das cidades à era industrial                                             11

5.1. A produção do espaço na era industrial                                                     13

6. A produção das cidades contemporâneas                                                    15

7. Conclusão                                                                                                     18

8. Fontes Bibliográficas                                                                                     19

1.Introdução

   Em um primeiro momento o desafio de falar das cidades parece fácil,mas rapidamente se mostra de uma grande complexidade.São muitos os elementos que configuram a cidade,elementos que vão do aspecto físico do espaço até as relações de poder e interesse que o homem nele exerce.

   Para se entender as cidades é preciso entender primeiramente os processos que à tornam possível,a forma e o porque de um certo espaço ter sido apropriado e nele ter se erguido uma cidade,as relações de poder das instituições,os múltiplos conflitos entre os agentes que à produzem.

   O surgimento dessas concentrações de homens chamadas cidades se deu a milhares de anos.Portanto,como a cidade se comportou diante dos diversos períodos históricos se mantendo até os dias de hoje ?

2. Da vida em comunidades

   Em um primeiro momento, nós seres-humanos não vivíamos da mesma forma que vivemos hoje, isto é,não haviam cidades ou mesmo apropriação do espaço.As primeiras comunidades humanas eram nômades,logo não possuíam de fato um lugar no espaço,transitando por este em busca de alimento e abrigo.

   Nesse período no qual o homem vivia em comunidade, a ideia de classes sociais não existia, portanto o trabalho que cada pessoa exercia não as distinguia das demais – mesmo se dividido sexualmente – a função de cada membro possuía o mesmo valor e era exercida em prol do bem comum. Sendo o foco desse texto entendermos o porquê das cidades e o porquê de seu surgimento,é importante analisar a forma com que o espaço adquiriu valor.

   Para as primeiras comunidades, o momento crucial de uma “descoberta do espaço”, esta intrinsecamente ligada ao inicio da criação de animais e também da produção agrícola. Ora, para um grupo de pessoas que viviam em aldeias tendo que se deslocar em busca de seu alimento, a possibilidade de produzir o alimento sem necessidade de se deslocar, possibilitou a apropriação do espaço. Isto se deu há cerca de 15 mil anos e todo esse processo foi muito lento(SPOSITO,1988,p.12).

   Desse momento em diante, o espaço adquiriu um sentido, pois para se realizar tais atividades de produção alimentar era necessário se ter um solo, um lugar no espaço. Consequentemente o homem se viu responsável por gerir o meio em que passaria a viver, o meio natural. Logo, as atividades que seriam praticadas dependeriam da intervenção ou escolha do espaço pelo homem. Partindo do principio que o espaço sendo possuidor de diversos elementos, ele poderia agir como um fator que beneficiaria ou prejudicaria tais atividades, ou até mesmo às impossibilitaria de serem exercidas nele.

  Segundo BEAJAU(1997),o homem transformou certos elementos do meio segundo as suas possibilidades,as suas necessidades,ou ainda a sua ideologia;inversamente,pode ter sido obrigado a adaptar-se a certos imperativos do meio.Essas transformações impostas pela comunidade refletem o poder que a mesma possuía,agora o homem era um agente da produção do espaço.

   Entretanto a apropriação do espaço era apenas um dos critérios para que as cidades se concebessem. Somente a partir do momento em que as comunidades passam a produzir um excedente alimentar, é que há a possibilidade de uma desvinculação de parte dos membros desta das atividades ligadas à produção alimentar (SINGER, 1988, p.7). Na maioria dos casos, o excedente alimentar era resultado do avanço de técnicas de cultivo ou criação de animais as quais possibilitavam uma produção que excedia a demanda de alimentos da comunidade. O excedente também proporcionava o aumento da população, pois a possibilidade da escassez de alimentos, levando à fome e epidemias a ela ligadas diminuíam.

   Ainda que o excedente alimentar tenha desligado algumas pessoas das atividades agrícolas, essa não era uma condição suficiente para o surgimento das cidades. Para que as cidades pudessem ser concebidas era necessária a criação de instituições sociais, assim como a relação de dominação e exploração exercida entre classes sociais (SINGER, 1988, p.9).

   Com a necessidade de se manter os espaços uma vez apropriados, havia a necessidade de que houvesse alguém responsável pela segurança das aldeias, a qual ficou à cargo do caçador.No momento em que as comunidades passaram a se assentar e produzir elas próprias seus alimentos,a figura do caçador perdeu em parte sua importância,sendo reconquistada posteriormente com a crescente necessidade de proteção das aldeias contra possíveis ameaças externas (SPOSITO,1988,p.15).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (307.9 Kb)   docx (360.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com