TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demografia

Resenha: Demografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

DEMOGRAFIA

Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que sãoinfluenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações. Um dos ramos das ciências sociais, a demografia é bastante recente se comparada com outros ramos como a economia.

O termo “demografia”foi usado pela primeira vez em 1855 por Achille Guillard no livro intitulado “Élements de statistique humaine ou demographie comparée”. Seu objetivo é estudar a estrutura da população, seu arranjoespacial ou a forma como a população é distribuída no meio físico (urbano, rural) e sua composição, que pode ser estudado levando-se em consideração a faixa etária, o sexo, ou outras características dapopulação.

O chamado “movimento da população” também constitui objeto de estudo da demografia. Através de cálculos e estatísticas são estudados os fenômenos da mortalidade, natalidade e movimentosmigratórios, todos estes influenciados por diversos fatores como educação, saneamento, e etc. A importância do estudo da demografia consiste no fato da população ser um elemento político essencial quecaracteriza uma sociedade e que, conseqüentemente, tornam-se necessários compreender a fim de tornar possível o planejamento econômico, social, cultural ou político. A demografia possui quatroabordagens diferentes que variam de acordo com o foco de estudo.

A abordagem histórica que tem por objetivo estudar a evolução dos acontecimentos demográficos ao longo do tempo pesquisando suas causas etentando prever as conseqüências; A abordagem doutrinária que se ocupa da análise da teoria através dos estudos das idéias e obras de filósofos, pensadores e pregadores no tocante à população; A abordagemanalítica, que por sua precisão matemática é a mais importante tecnicamente, pelo fato de fornecer dados indispensáveis sobre determinados acontecimentos; e, por fim, abordagem política, que apoiada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com