TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Sedimentares

Casos: Rochas Sedimentares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

As rochas que ocorrem na superfície da crosta terrestre estão constantemente expostas à alteração de sua composição, forma, volume, tamanho, através de agentes como aagua, temperatura, ventos, gelo. Estas alterações acabam por transformar rochas em solo e sedimentos inconsolidados (argila, areia, cascalho), através dos chamados processos de intemperismo. Estes sedimentos, gerados a partir da desagregação da rocha causados pelo intemperismo, são carreados pela água, vento e gelo para outras regiões da superfície terrestre, onde serão depositados.

A deposição dos sedimentos e, por consequência, a disposição das rochas sedimentares, ocorre sob a forma de camadas horizontais. A camada inferior por ter-se depositada primeiro, é sempre mais antiga do que a outra posicionada nas camadas superiores. Restos de animais, plantas e microorganismos são também sedimentados e preservados sob a forma de fósseis.

As rochas sedimentares são provenientes da consolidação dos sedimentos que foram depositados nos diversos ambientes deposicionais que ocorrem sobre a crosta. Os ambientes de sedimentação podem ser; fluvial, marinho, glacial, eólico, e lacustre.

Para identificar em que ambiente uma rocha sedimentar se depositou, devem ser observadas as características das rochas, como; composição da rocha (minerais constituintes, fragmentos de rocha e fósseis), textura (forma, tamanho e relação de contato entre os grãos), estrutura (distribuição dos grãos na rocha, acamamentos e estratificações) e os fósseis (nem sempre presentes).

Um fator muito importante que deve ser levado em consideração é a relação de tempo e espaço entre as diferentes rochas de uma região. Estas relações são interpretadas como as diferentes camadas de rochas se relacionam, o que é feito durante os trabalhos de campo. Camadas mais antigas situam-se abaixo de camadas mais jovens (relação de tempo) enquanto que as variações laterais nas camadas indicam como os ambientes sedimentares se distribuiam no espaço físico, ou seja, é um estudo de paleogeografia, e paleoecologia. Os estudos das rochas sedimentares não pode ser separado do estudo dos fósseis, que são importantes indicadores ambientais e de idade.

Quando os sedimentos são depositados, estes são soterrados pelas outras camadas de sedimentos mais jovens, que vão se superpondo uma a outra ao longo do tempo geológico, formando grandes pilhas ou colunas de sedimentos de espessuras quilométricas.

Os movimentos de subida e descida do nível do mar, durante o tempo, que são denominadas de transgressão e regressão marinha respectivamente, são importantes pois modificarão a distribuição dos ambientes sedimentares ao longo do tempo geológico, permitindo que os diferentes ambientes se superponham.

O calor (temperatura) de no máximo 180oC e a pressão litostática, gerados pelo peso da coluna de sedimentos sobrepostos, fazem com que os sedimentos se trransformem em rochas sedimentares, através de um conjunto de processos denominado de diagênese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com