TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Sedimentares

Artigos Científicos: Rochas Sedimentares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 2

ROCHAS SEDIMENTARES

São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre, sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes, seguida de transporte e deposição dos detritos, ou menos comumente, por acumulação química. Conforme a natureza desse material podem ser detríticas ou não-detríticas.

Características:

• Permeáveis;

• Estratificação;

• Baixa resistência mecânica.

Classificação:

Detríticas ou Clásticas: são aquelas formadas pela deposição de fragmentos de outras rochas (ígneas, metamórficas ou mesmo, sedimentares). Esses fragmentos, principalmente quartzo e silicatos, constituem os sedimentos e surgem por efeito da erosão, chuva, vento, calor e gelo, que vão fragmentando as rochas e os pedaços que se soltam são transportados para lugares mais baixos, pela ação da gravidade, dos rios, de geleiras ou do vento.

Não-detríticas: surgem pela precipitação química de sais ou pela acumulação de restos orgânicos de animais e plantas, como por exemplo, o calcário e o evaporito. Se formadas por restos orgânicas, são chamadas de orgânicas, como o guano e o carvão.

Granulometria do sedimento (mm)

Ciclo das Rochas

As rochas ígneas sofrem intemperismo e erosão, o que caracteriza seu enfraquecimento e Desintegração, dando origem a sedimentos que são transportados e em seguida depositados, com a ação da temperatura ocorre a diagênese ou litificação desses sedimentos depositados, isto é, compactação e cimentação dos sedimentos, transformando os mesmos em rochas.

O ciclo das rochas ocorre em cinco fases

 Intemperismo  Erosão  Transporte  Deposição  Litificação

O esquema abaixo permite uma melhor visualização das etapas do ciclo:

Desenho Ciclo das Rochas – Fonte: Dicionário Livre de Geociências

Em linhas gerais, o ciclo das rochas representa as variadas possibilidades de transformação de um tipo de rocha em outro. Vale lembrar que esta cadeia de processos foi inicialmente percebida em 1790 pelo químico, naturalista e geólogo britânico James Hutton.

Rochas sedimentares são economicamente importantes na medida em que podem ser utilizados como material construção. Além disso, muitas vezes formam rochas sedimentares porosas e permeáveis reservatórios em bacias sedimentares em que petróleo e outros hidrocarbonetos podem ser encontrados.

Mineração de camadas de carvão na Formação Rio Bonito em Santa Catarina (foto de Aboarrage & Lopes em http://www.cprm.gov.br/coluna/riobonito3.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com