TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário 6 - Rocha Sedimentar

Dissertações: Questionário 6 - Rocha Sedimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  1.678 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO 6 - Rocha Sedimentar

1- O que é sedimento?

2- Em função do tamanho das partículas dos sedimentos, quais os tipos que podem existir? Em função do tamanho das partículas como estes sedimentos podem ser transportados pela água dos rios e mares?

3- Os sedimentos inconsolidados podem ser litificados pelos processos de cimentação, compactação e cristalização. Disponha em ordem cronológica a seqüência das fases de litificação de uma rocha sedimentar.

4- O que é uma rocha sedimentar? Como esta é formada?

5- Como se classificam (subdividem) as rochas sedimentares? Explique por quê?

6- Como formaram as rochas sedimentares clásticas ou detríticas? Explique esta classificação em função da energia de transporte do agente transportador.

7- Como se formaram as rochas sedimentares químicas? Explique detalhadamente os dois processos?

8- Qual a influência dos sedimentos clásticos ou detríticos (sólidos) na construção de uma barragem hidroelétrica?

Respostas

1- Sedimentos são partículas (pedaços) de material principalmente de origem inorgânica, que são geradas a partir da desagregação da rocha. Estes sedimentos são transportados e depositados em bacias sedimentares e nas margens continentais, formando a plataforma continental.

2-

Calhau – 20-200 (mm)

Cascalho – 2-20 (mm) Partículas

Areia – 2 – 0,05 (mm) Sólidas (clásticas

Silte – 0,05 – 0,002 (mm) ou detríticas)

Argila – 0,002 – 0,0002 (mm)

Íons <0,0002 (mm) Partículas

E compostos Dissolvidas

Dissolvidos (químicas)

Sedimentos sólidos (>0.0002 mm) são transportados através da água, vento, gelo por suspensão, os sedimentos dissolvidos (<0,0002 mm) são transportados em solução na água. Para as partículas sólidas a correnteza (fraca) possui uma alta seletividade (transporte de partículas de tamanhos semelhantes) e baixa competência (menor quantidade de material transportado a uma curta distancia).

3- Cimentação: Envolve precipitação de minerais em poros existentes entre partículas maiores.Este material precipitante age como um cimento unindo os grãos ou partículas dos sedimentos. Cimentos mais comuns: CaCO3 (carbonato) e SiO2 (sílica). Estes cimentos unem os grãos ou as partículas do sedimento inconsolidado transformando em rocha.

Compactação: É a redução dos poros como resultado de pressão litostática, que atua comprimindo o sedimento e diminuindo os poros (espaços vazios) entre 50 e 60% do espaço original. Durante a compactação ocorre a expulsão de água e rearranjo cristalino das partículas.

Cristalização: Ocorre, em função do aumento da temperatura a recristalização do cimento em cristais de sílica ou carbonato. Resulta na mudança na forma dos grãos depositados. Exemplos:

Quartzo + Cimento de SiO2 Þ Mosaico de quartzo.

Argila + Argila Þ Pequenos cristais de mica.

Cristais esqueletos de calcita Þ Calcita cristalina.

4- É uma rocha formada pela erosão, transporte, deposição e litificação dos sedimentos, ou seja, de detritos, ou ainda pela deposição química de partículas.

O processo de formação ou geração do sedimento inicia-se no interior do continente, nas montanhas e/ou planaltos através do processo de intemperismo e desagregação das rochas existentes. As rochas, na superfície terrestre, não estão em equilíbrio com o meio ambiente. Pois, estas (os minerais que as formam) foram formadas a elevada Pressão e Temperatura, e quando atingem a superfície encontram baixas P e T. Então, os minerais que formam estas rochas são desestabilizados (destruídos) formando compostos estáveis às novas condições de P e T.

5- A partir da ação do intemperismo na transformação dos minerais primários formadores de rocha e a consequente desagregação e fragmentação da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com