TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos e individuais

Por:   •  3/8/2018  •  Ensaio  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Goiás

Campus Cidade de Goiás

Curso: Direito

Disciplina: Direitos Individuais Especiais

Acadêmico: Ricardo Jubé Manoel

Qual a relação entre direitos humanos e transformação da sociedade? O que os defensores e as defensoras de direitos humanos representam e os colocam sob ameaça? Quem são os defensores e as defensoras de direitos humanos? Qual a relação dessas pessoas com o nosso cotidiano? Como educar em um contexto como esses retratados no vídeo?

Sempre que ouvimos falar em direito humanos no Brasil logo alguém se apressa em dizes que quem defende bandido é tão bandido quanto. Existe essa concepção que os direitos humanos só existem para defender bandidos, fato que mostra o quão equivocada é a visão da sociedade a partir de informações errôneas que circular pela internet e por outros veículos de comunicação.

Devemos ter em mente que os direitos humanos nos protegem contra a violência praticada justamente por quem deveria garantir a nossa segurança e bem estar que é o Estado. Os Estado tem o monopólio do uso da violência e a pratica diariamente sem que as pessoas se quer percebam. E são justamente aqueles que defendem os direitos humanos que denunciam e partem para o enfrentamento contra esse Estado opressor e violento.

Os direitos humanos são os todos aqueles direitos relacionados à garantia de uma vida digna para todos. Esses direitos são garantidos à pessoa pelo simples fato de ser humana e existir. Todos nós temos direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade e igualdade social. Ocorre que esses direitos são respeitados apenas para uma pequena parcela da população, enquanto a grande maioria das pessoas não se quer o seu direito a vida respeitadas pelo próprio Estado, que através de seus agentes pratica todos os tipos de violência contra os indivíduos, atentando muitas vezes até contra a vida dos mesmos, seja pela truculência policial ou pela falta de hospitais.

Os defensores dos direitos humanos são as pessoas que lutam contra essas injustiças e tentam garantir que todos tenham os seus direitos respeitados, independente do crime que tenham cometido, ou mesmo para aqueles que não cometeram crime algum. Ocorre que a luta dessas pessoas não é fácil, até mesmo porque aqueles que dominam não tem interesse em mudar o atual paradigma e lutam pela manutenção da ordem vigente. Assim, quem defende os excluídos acaba sendo tachado de criminoso, bandido, maconheiro, esquerdista alienado e outros termos pejorativos.

As minorias são alvo constantemente de abusos de seus direitos. A negligência desses grupos promovidas por interesses escusos acaba aprofundando cada vez mais a situação de desigualdade existente em nossa sociedade. Verificamos diariamente ataques contra gays, índios, mulheres e outros grupos pelo simples fato de serem diferentes ou considerados inferiores. Nessa situação mais uma vez observamos a importância daqueles que defendem os direitos humanos, afinal, eles são a única forma de algum tipo que assistência que essas pessoas, vítimas de violência encontram.

Promover os direitos humanos é uma maneira inclusive ade ajudar a transformar a nossa sociedade em um lugar mais humano e justo para todos. Construir um mundo melhor passa inexoravelmente por construir uma sociedade em que todos os seus direitos, começando pelos mais básicos, seja respeitados. Entretanto, devemos mencionar que o desrespeito aos direitos dos cidadãos não é coisa nova no Brasil. Devemos observar que desde o nosso passado o discurso das elites dominantes ajudou a legitimar absurdos como a escravidão, por exemplo, além de garantir a dominação de classe e gênero em nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com