TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Informação e Sistemas, Conceitos e Perspectivas em Sistemas de Informação

Por:   •  12/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  1.973 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de Graduação em Administração

Trabalho Avaliado

Conceitos de Informação e Sistemas, Conceitos e Perspectivas em Sistemas de Informação, Classificação dos Sistemas de Informações e da Tecnologia da Informação. 

Rio Grande

2016


Aluno (a) Alice Neves da Silva – RA 3004365072

Conceitos de Informação e Sistemas, Conceitos e Perspectivas em Sistemas de Informação, Classificação dos Sistemas de Informações e da Tecnologia da Informação.

Objetivo do Trabalho: Ampliar o conhecimento sobre os Conceitos de Informação e Sistemas, Conceitos e Perspectivas em Sistemas de Informação, Classificação dos Sistemas de Informações e da Tecnologia da Informação, tendo como finalidade compor a nota do 1º Bimestre de 2016.

Prof. Dr. Pedro Calisto Luppi Monteiro

Rio Grande

2016        


  1. INTRODUÇÃO

  O presente trabalho tem por finalidade aumentar o entendimento em relação a matéria de Sistema de Informação Gerencial, apresentando questões para desenvolvimento.

  1. DESENVOLVIMENTO

A ideia de desenvolver as questões com base no material dado durante as aulas e também por meio de pesquisas.

  1. – Respostas as questões.
  2.  - O que são dados, informações e conhecimento? De que maneira eles se relacionam?

          Dados são sequencias de fatos ainda não analisados, que podem representar (ou não) alguma coisa para as organizações, a informação é o dado que, após ser processado, adquire algum significado que tenha valor útil para seu usuário e conhecimento é o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação, ou seja, dados transformados em informações úteis.

Os dados são lançados e analisados, os que têm relevância criam a informação, esta informação utilizada para um objetivo gera o conhecimento a organização.

  1.  - Por que precisamos estudar tecnologia da informação (TI)? O que exatamente é um sistema de informação (SI)? Qual a diferença entre TI e SI?

          Entender a tecnologia da informação nos dá uma grande percepção sobre o aprendizado de negócio. Sistema de informação é o conjunto de dados, informação e conhecimento que formam um todo.

TI armazena os dados, já o SI utiliza os dados armazenados no TI para gerar informação e conhecimento para a organização.

  1.  - Defina empresa e processo de negócio. Por que os Sistemas de Informações são tão importantes para o funcionamento e a gestão das empresas atualmente? Quais são as principais vantagens dos SIGs? Hoje, a maioria desses sistemas são integrados, deixando para trás um modelo de sistema que operava individualmente, colaborando apenas com uma ou outra função empresarial, assim quais são os grandes básicos e funcionais sistemas que dominam o mundo dos negócios?

Empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços, já o processo de negócios é o conjunto de atividades logicamente relacionadas que define como tarefas específicas da empresa serão executadas. O sistema de informação é importante, pois possibilita o gestor ter acesso rápido e seguro as informações, dando agilidade a tomada de decisões e favorecendo o controle e o crescimento da empresa. Entre as vantagens do SIG, podemos destacar: a redução do custo das operações; a melhoria no acesso às informações; melhoria na produtividade; melhoria nos serviços realizados e oferecidos; melhoria na tomada de decisões; melhor interação entre clientes, fornecedores e funcionários; melhoria na estrutura de coleta de dados e levantamento de informações. São quatro os grandes sistemas: Sistemas de Processamento de Transações (SPTs), Sistemas de Informações Gerenciais (SIGs), Sistemas de Apoio à Decisão (SADs) e Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com