TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Desenho Ao Mapa Resumo

Casos: Do Desenho Ao Mapa Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  4.091 Visualizações

Página 1 de 2

Do Desenho ao Mapa – Iniciação Cartográfica na Escola. 4. edição, São Paulo: Contexto, 2009; ALMEIDA, Rosangela Doin.

O livro expressa bem a questão da falta de um estudo básico geográfico nas primeiras series estudantis, e a necessidade que os alunos tem quanto ao estudo e aprendizagem da cartografia nessas mesmas series. Também apontando a necessidade de se conseguir ler escalas e mapas na educação infantil, pois através do seu próprio desenho, a criança, pode ser levada a desenvolver noções sobre o lugar, escalas, lateralidade, tempo e espaço. As diferenças entre as relações topográficas, projetivas e euclidianas se da na maneira de se coordenar as figuras não havendo espaço que incluam todas elas, as estruturas euclidianas são mais complexas. Crianças ao chegarem por volta dos 7 a 8 anos começam a desenvolver sua intelectualidade construída com base na matricidade, sendo assim, após haver um termino de percepção a criança passa a ter noção de espaço em um nível de assimilação. Dos 8 a 9 anos começam a construir uma noção maior sobre lateralidade (esquerda, direita, frente e atrás). Tendo como objetivo, mostrar o conceito de mapa, onde a atividade sugerida foi que a criança estabelecesse sua localização em sala de aula ambiente de seu convívio diário onde deveriam indicar onde esta sua frente, trás, direita e esquerda dentro do

seu espaço na sala através da construção de maquete. O uso dessa atividade passa da representação tridimensional para a bidimensional que possibilitaria domínio visual de um modelo reduzido onde o objetivo é chegar ao ponto de vista vertical.

É necessário que a criança se localize dentro da terra que saiba identificar através de seu corpo o leste e o oeste lembrando que isso passa a ser identificado através de sua localização. A questão de proporção segundo a autora é a criança identificar e registrar tudo o que poderiam ver sobre vários pontos e que para que observem que os objetos conservem as mesmas relações de proporção é necessário que se use a escala que para os cartógrafos segundo a mesma, indica quanto o comprimentos foram reduzidos do terreno para o mapa. Portanto para a autora, os professores devem oferecer para a criança o desenvolvimento cartográfico e ver que os conceitos de entender e interpretar o desenho da criança, é formar adultos capazes de ler e interpretar mapas.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »