TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapas Do Desenho técnico

Monografias: Mapas Do Desenho técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução: O Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.

Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e na forma de organização do trabalho.

A elaboração do MAPA DE RISCO compete a CIPA, de acordo com NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), este mapa deverá estar de acordo com a Norma Regulamentadora NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA).

Ele colabora para a conscientização e informação dos trabalhadores através da fácil visualização dos riscos existentes na empresa.

Atividade: Na semana 01 estamos na fase introdutória do componente de desenho técnico (DT), então você teve noções básica sobre o que é desenho técnico, as normatizações sobre DT, os instrumentos e materiais necessários para a elaboração do DT, as escalas.

Então com base nestas informações faça uma observação na Figura 01 e na Figura 02, estas são referentes a dois mapas de riscos. Após responda as seguintes perguntas e envie ao tutor. Sucesso na atividade!

1) Na sua opinião qual o mapa está em conformidade com as normas de desenho técnico? Justifique sua resposta.

2) Se você fosse o técnico em segurança desta empresa, qual o mapa que estará colaborando com a conscientização dos funcionários da empresa? Justifique sua resposta

3) Compare o MAPA 01 com o MAPA 02 e LISTE 04 diferenças entre estes principalmente em relação ao desenho das plantas (como o traçado, delimitação dos espaços, legendas...).

DICA: A intensidade dos riscos é identificada por círculos grandes (riscos alto), médios (riscos médios) e pequenos (risco baixo). E cada tipo de risco (biológico, ergonômico, físico, mecânico e químico) é mercado com uma cor diferente.

Clique aqui para acessar os Mapas 1 e 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com