TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Por:   •  7/5/2015  •  Artigo  •  3.837 Palavras (16 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 16

GERÊNCIA DE ENSINO[pic 1]

COORDENAÇÃO DE GEOGRAFIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

CIRCUITO 11

ESPERANTINA – PI

2013


VILMA LIMA DE SOUSA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Artigo Acadêmico apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Geografia da Faculdade de Tecnologia e Ciências na Modalidade Educação à Distância, polo presencial da cidade de Esperantina – PI, para obtenção do Grau Licenciado.

Professor (a) Orientador (a): Carmem Lúcia Rivas.

ESPERANTINA – PI

2013

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANVERSALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA

VILMA LIMA DE SOUSA1

RESUMO

Pensando na formação de professores – que é a base para a construção de um conhecimento sólido – é de grande importância considerar a responsabilidade da Universidade em formar profissionais com competências e compromissos social e político, preparados para os grandes desafios que são postos no cotidiano da escola. Um esses desafios, é trabalhar a questão socioambiental num contexto de crise que vivemos nas últimas décadas. Neste aspecto a geografia enfoca a necessidade de se promover a Educação Ambiental como primeiro passo a ser dado, pois a Educação Ambiental é um processo educativo que amplia o foco do sistema educacional para relacionar as ações culturais com o ambiente, ou seja, um processo que insere a vida em seu amplo contexto à rotina educativa.  Este estudo, frente aos desafios do mundo contemporâneo, objetivou a inserção da Educação Ambiental nos cursos de formação de professores de modo a permitir a prática da Transversalidade para que a complexidade da questão ambiental seja trabalhada efetivamente a partir de uma nova estruturação acadêmica, que impulsione um trabalho conjunto, não somente através de projetos de pesquisa ou de extensão, mas da própria organização curricular do ensino, onde a Geografia é uma dessas áreas do conhecimento a se integrar as demais.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Geografia. Transversalidade. Formação de Professores

[pic 2]

1 Graduanda do Curso de Licenciatura  Plena em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC / EAD.


INTRODUÇÃO

A sociedade atual exige, necessariamente, uma educação comprometida com mudanças e transformações sociais. No bojo dessa sociedade encontra-se uma educação que por ser social e historicamente construída pelo homem, requer como essência no seu desenvolvimento uma linguagem múltipla, capaz de abarcar toda uma diversidade e, compreendendo dessa forma, os desafios que fazem parte do tecido de formação profissional do professor. Esta formação constitui um processo que implica em uma reflexão permanente sobre a natureza, os objetivos e as lógicas que presidem a sua concepção de educador enquanto sujeito que transforma e ao mesmo tempo é transformado pelas próprias contingências da profissão.

Nesse sentido, Pimenta (2005) coloca que a educação, não só retrata e reproduz a sociedade, mas também projeta a sociedade desejada. Por isso, vincula-se profundamente ao processo civilizatório e humano. A autora complementa seu pensamento com a seguinte afirmação: enquanto prática pedagógica, a educação tem, historicamente, o desafio de responder às demandas que os contextos lhes colocam.

Dessa forma, a necessidade de formar professores de geografia capacitados para atuarem nas escolas é de grande importância para a sociedade. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, é um processo educativo que amplia o foco do sistema educacional para relacionar as ações culturais com o ambiente, ou seja, um processo que insere a vida em seu amplo contexto à rotina educativa.

Portanto, a educação ambiental pretende formar indivíduos aptos a responder aos desafios colocados pelo estilo de desenvolvimento em curso, o qual orienta a relação entre sociedade e natureza. Além disso, ela propicia aos sujeitos, desde o início do processo de ensino, o conhecimento do ambiente em que se vive. Nesse sentido, destacaremos a educação ambiental numa visão transversal voltada para a formação de professores de geografia e construção de valores que permeiam a educação ressaltando sua importância nesse contexto, bem como uma breve análise sobre os temas transversais de cada período do Curso de Licenciatura em Geografia.  

DESENVOLVIMENTO

As questões ambientais se colocam como uma discussão central na atualidade, a Educação Ambiental, como componente essencial no processo de formação e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a reflexão crítica da realidade em que se insere, contribui imensamente, tanto para a formação do professor quanto para o envolvimento ativo dos diversos atores sociais, tornando o sistema educativo mais relevante. Isto vai ao encontro das ideias de Giroux (1997), para este, uma forma de repensar e reestruturar a atividade docente é encarar os professores como intelectuais transformadores, uma vez que estes profissionais têm uma responsabilidade muito grande na formação de cidadãos que se desejem críticos, responsáveis e conscientes do seu papel transformador na sociedade.

2.1 Análise da Educação Ambiental na formação de professores 

A formação e a capacitação de docentes para a Educação Ambiental é, na atualidade, objetivo reconhecido e inclusive prioritário de muitas administrações educativas assim como de numerosas instituições e organismos, oficiais ou não, sensíveis a esta necessidade. Trata-se, portanto de uma tarefa complexa que não pode ser abordada sem contextualizá-la nos problemas gerais do sistema educativo, nos currículos e nas específicas características da Educação Ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (248.2 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com