TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGÍDO DE PALEONTOLOGIA

Por:   •  20/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGÍDO DE PALEONTOLOGIA

  1. Segundo os conceitos estudados até aqui, defina o que são fósseis.

R: Fósseis são restos ou vestígios preservados de vegetais, animais ou migroorganismos que viverem em tempos pré-históricos e foram, naturalmente, preservados em rochas sedimentares. Um fóssil pode ser chamado de fósseis corpóreos, restos ou fósseis traços de acordo de como é encontrado e marcado esses restos. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil

b) Quais são as principais atribuições da ciência Paleontologia?

R: A Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis classificando e descrevendo as condições as quais ele foi encontrado, o ambiente que ali existia, sua datação, distribuição, entre outros. Está preocupada em entender como aconteceu a evolução física da Terra com relação à sua geografia, clima, ecossistemas influenciando a evolução da vida no planeta. E envolve várias disciplinas como a Geologia, a Biologia, Ecologia e Oceanografia e outras áreas que se dispõe a estudar inteirações do organismo com o meio ambiente.

c) Descreva quais as características das rochas sedimentares as fazem propícias a preservação de fósseis, e que não se encontram nas rochas ígneas e metamórficas?

R: As rochas sedimentares são o grupo mais importante para a Paleontologia já que elas contêm informações muito importantes sobre a formação da Terra por serem formadas através de rochas depositadas ou precipitadas. São formadas a partir do transporte, acumulo e consolidação das partículas sedimentares causadas por ações climáticas. As diferenças entre as sucessivas camadas indicam mudanças de ambiente que ocorreram ao longo do tempo como consequência da diagênese ou litificação. Rochas sedimentares podem conter fósseis porque, ao contrário da maioria das rochas ígneas e metamórficas, elas se formam a temperaturas e pressões que não destroem os restos.

d) O que podemos entender como Registro Fóssil?

R: Registro Fóssil é a totalidade dos fósseis descobertos e descritos assim como sua colocação nas formações e camadas sedimentares. Incluindo ainda os que não foram descobertos.

e) Quais são as grandes subdivisões da Paleontologia?

As grandes subdivisões da Paleontologia são a Paleozoologia (estudo dos animais fósseis), a Paleobotânica (estudo das plantas fósseis) e a Micropaleontologia (estudo dos microfósseis).

f) O que são fósseis vivos?

Ao longo do curso da evolução, algumas espécies desapareceram, tal como ocorreu com os dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos atrás. Notavelmente, algumas espécies raras, que surgiram em tempos pré-históricos, possuem representantes viventes nos ecossistemas atuais e são chamadas de fósseis-vivos.

g) Dê exemplo da importância dos fósseis do ponto de vista econômico?

R: Os fósseis são importantes na indústria do petróleo e do carvão. O petróleo é, na atualidade, o combustível fóssil de maior aplicação comercial, pois, nas refinarias, ele passa por um processo em que são obtidos os seus derivados, tais como a gasolina — que detém entre todos a maior importância econômica —, o óleo diesel, o querosene e o GLP.

h) Escreva sua própria definição de Tafonomia.

R: É a área da paleontologia que estuda os acontecimentos biológicos e geológicos inicializados com a morte do organismo. A necrolise, desarticulação, transporte e o soterramento dos restos até chegar ao final dos processos físico-químicos que transformam os sedimentos em rocha e fossilizam os organismos nela depositados. Estão relacionados com a transição dos restos orgânicos da biosfera para a litosfera.

i) Quais são as etapas da Tafonomia? Fale sobre as características de cada uma delas.

R:  Pode-se dividir o processo tafonomico em duas etapas. Uma fase curta que vai da morte dos organismos até o seu sepultamento em sedimentos, chamada de Bioestratinomia. E a outra fase, um pouco mais longa, denominada de Diagênese dos fósseis ou Fossildiagêneses, que tem início com o fim do sepultamento e se estende até a coleta dos seus restos ou vestígios deixados pelo mesmo.

 j) Quais são os principais agentes do processo de Necrólise, e qual a diferença quando esses agentes atuam ou não?

R: A necrólise é a decomposição dos tecidos moles de conexão, após a morte de um organismo. Trata-se de processos químicos que tem sua origem tanto nas bactérias exógenas como nas endógenas. Agentes: – Oxigênio, Micro-organismos e Organismos necrófagos. Em ambiente oxidante (↑oxigênio) a decomposição e desarticulação mais rápida. No ambiente redutor (↓oxigênio)  a decomposição e desarticulação acontece de forma mais devagar, acontece uma preservação mesmo com soterramento lento e é o principal meio de preservação de partes moles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (216.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com