TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia do Uruguai

Tese: Economia do Uruguai. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 10

A economia do Uruguai é baseada principalmente no setor agropecuário, sendo que a exportação é o principal destino desses produtos. A criação de bovinos e ovinos e a exportação dos produtos advindos dessa atividade, como carne, lã e couro, são de grande importância para a economia Uruguaia. Na agricultura, os produtos mais produzidos são o trigo, o arroz e a soja. A moeda do Uruguai é o peso uruguaio.

As indústrias uruguaias são em sua maioria têxteis, alimentícias e químicas. A importação de combustíveis e de matériaprima é o que possibilita o crescimento das indústrias uruguaias, posto que o país é escasso em relação a recursos minerais. Atualmente, a indústria de software tem crescido constantemente, sendo que nos últimos anos chegou a representar 5,7% do total de exportações do país.

O investimento no bem-estar social, a educação de alto nível e o atendimento médico de qualidade são características tão marcantes do Uruguai que, desde o fim do século XIX, o país é conhecido como "a Suíça da América".

O Uruguai, assim como os países vizinhos, abriu sua economia e iniciou o processo de privatização das estatais no inicio dos anos 90. Porém, esse movimento tipicamente neoliberal, no Uruguai, foi menos intenso. Algumas privatizações foram impedidas graças a plebiscitos e a mudanças na constituição do país. Os gastos públicos, até então altos, diminuíram drasticamente, enquanto a taxa de desemprego aumentou.

Como uma estratégia para atrair empresas para o Uruguai, o governo mudou a legislação no sentido de favorecer a implantação das instituições financeiras no país. Tal mudança atraiu um número diverso de empresas dessa área, o que explica o fato do Uruguai ter a fama de ser um paraíso fiscal, pois os serviços financeiros são parte expressiva do PIB do país. Aliás o PIB do Uruguai teve um crescimento real de 6,6% (2005). O PIB per capita no país, em 2005, foi de US$ 5.100. Nesse mesmo ano, a inflação ficou em 4,9% ao ano.

No inicio da década, quando a Argentina entrou em crise, a economia do Uruguai sofreu conseqüências. O sistema financeiro uruguaio entrou em colapso devido à retirada dos investimentos em dólares de origem Argentina. Nesse período o crescimento do PIB que se mantinha até então em torno de 5 % ao ano, caiu. A economia do Uruguai só voltou a crescer em 2004, impulsionada pelas exportações.

Por 40 anos, os uruguaios não pagaram imposto de renda. Em 2007, o imposto de renda voltou a fazer parte da vida dos uruguaios, enquanto outros impostos foram extintos. A alíquota no Uruguai é de 25% ao ano, quase alcançando a alíquota de imposto de renda no Brasil, de 27,5%. Ambas estão entre as maiores taxas da América Latina.

Fonte: http://www.infoescola.com/uruguai/economia-do-uruguai/

Apesar da sua força de trabalho ter alto nível educacional (os melhores índices da América Latina),[carece de fontes] o principal componente daeconomia do Uruguai é o setor agropecuário, caracterizado pela criação de gado bovino e ovino, cujos produtos (como carne, lã, couro e derivados lácteos) são destinados em sua maioria à exportação.

Os recursos minerais são escassos, mas há uma incipiente indústria de transformação das matérias primas e combustíveis importados. Em se tratando de um país com forte produção agropecuária, sua principal indústria é a alimentícia, seguida da têxtil e da química. Uruguai se destaca como líder na América Latina no combate à corrupção-

A infra-estrutura de transporte rodoviário é de boa qualidade e o turismotem crescido em importância.

Os serviços financeiros também constituem expressiva parcela do PIB, embora acarretem ao país a fama de ser um paraíso fiscal.[carece de fontes]

Economia contemporânea[editar | editar código-fonte]

Da mesma forma que os demais países da região, nos anos 1990 o país aderiu às reformas políticas de abertura econômica e diminuição do Estado. No entanto, estas mudanças foram menos bruscas no Uruguai. Como exemplo, a empresa estatal de telecomunicações, ANTEL, teve sua privatização impedida em função de um plebiscito. Nesse sentido, em dezembro de 2003 a população recusou nas urnas a liberalização do setor energético. Os uruguaios também se pronunciaram, em novembro de 2004, a favor de constar da Carta Magna que "a água é um recurso natural essencial para a vida" e que o acesso a ela e a todos os serviços de saneamento são "direitos humanos fundamentais".

Após ter crescido 5% anualmente durante os anos de 1996 a 1998, de 1999 a 2002 a economia sofreu uma queda, influenciada principalmente pelos efeitos dos problemas econômicos de seus países vizinhos,Argentina e Brasil. Com a grave crise da conversibilidade do peso que afetou a Argentina no período 2001-2002, diversos clientes originários desse país sacaram seus depósitos em dólar mantidos em bancos uruguaios. Isto provocou uma crise no sistema financeiro do país1 .

O país conseguiu reestruturar a sua dívida externa em 2003 e, entre2004 e 2008 cresceu em média 8% ao ano1 . Em 2009 o país cresceu apenas 1,7%, porém só não entrou em recessão devido às eficientespolítica fiscal e monetária aplicadas1

Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_do_Uruguai

CURIOSIDADES SOBRE URUGUAI

10. Moeda

O câmbio de moedas confunde, chegamos e trocamos um real por aproximadamente 10 pesos uruguaios, saímos ricos de números, mas é só começar a gastar para perceber que as coisas não custam necessariamente 10 vezes menos do que no Brasil.

O custo de vida para quem tem fonte de renda no mercado de trabalho uruguaio é alto e ganhar em pesos e gastar em pesos não é uma conta tão fácil de equilibrar. Mas para quem vem de fora, o custo é relativamente parecido ao Brasil.

Uruguai: Política, Polêmica, Estado Laico e Humanista

Muito se falou sobre o Uruguai no ano passado. Polêmicas envolvendo legalizações e a popularidade de Mujica compuseram um cenário onde o Uruguai tornou-se um importante coadjuvante diante da maioria do mundo, meros espectadores.

A essa hora, qualquer pessoa, ainda que isolada em uma ilha deserta, já deve saber que a venda e produção da Cannabis sativa, popularmente chamada de maconha, foi legalizada no Uruguai – fato que causou grande burburinho geral.

Ora, para que tanto alarde? Se você acha que não é algo inédito e tem Holanda e EUA como exemplos, engana-se: a lei no Uruguai é, de longe, mais ampla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com