TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino de Geografia

Por:   •  21/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS VI

COLEGIADO DE GEOGRAFIA

CLEIDIANE VIEIRA GOMES

MARINALVA NUNES SILVA

ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO/A PROFESSOR/A DE GEOGRAFIA DO GRUPO ESCOLAR SENADOR OVÍDIO TEIXEIRA, EM CAETITÉ/BA

Caetité

2016

CLEIDIANE VIEIRA GOMES

MARINALVA NUNES SILVA

ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO/A PROFESSOR/A DE GEOGRAFIA DO GRUPO ESCOLAR SENADOR OVÍDIO TEIXEIRA, EM CAETITÉ/BA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Componente Curricular TCC I como requisito de avaliação do 6º semestre do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI.

Orientador: Prof. Leandro Ferreira de Jesus

Caetité

2016

SUMÁRIO

1

JUSTIFICATIVA

3

2

QUESTÃO DE PESQUISA

4

3

OBJETIVOS

4

3.1

Objetivo Geral

4

3.2

Objetivos Específicos

4

4

REFERENCIAL TEÓRICO

4

5

METODOLOGIA

8

6

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

9

7

REFERÊNCIAS

9

     

1 JUSTIFICATIVA

A atuação dos professores na contemporaneidade exigi uma formação com competências, e responsabilidades, por ser cada vez mais necessário o trabalho dos mesmos, nos processos construtivos dos discentes. Hoje, o desafio do educador é estruturar o processo ensino-aprendizagem, atualizando conhecimentos metodológicos sem desconsiderar as incumbências e ações provindas do cotidiano. Dessa forma, não há possibilidade da construção de um agir pedagógico sem uma interpretação da realidade, sem uma visão de mundo.

Esse trabalho originou após inquietações observadas em alguns discentes, durante os trabalhos realizados no Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira em Caetité-Ba, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, sendo esse, um projeto político do Governo Nacional com foco principal a formação do docente, que, surgiu para dar conta da lacuna que existia no estágio, no qual, busca iniciar os estudantes das Universidades no cotidiano da Educação Básica, e o estágio supervisionado I, sob os quais, tivemos oportunidade de estarmos em sala de aula.

Através dessas duas oportunidades que tivemos em particular o Estágio Supervisionado I, fizemos algumas observações a acerca dos conhecimentos da Geografia na sala de aula, devido às várias contestações que envolvem as abordagens da disciplina de Geografia na contemporaneidade, em que observamos a falta de interesse de alguns discentes em compreender o seu espaço, despertando dúvidas e questionamentos, nos levando a realizar essa pesquisa.

Investigar o mundo, os lugares, as regiões são atitudes importantes na formação do professor/a de Geografia. A criatividade e o comprometimento também são atitudes que requer desse profissional uma prática capaz de levar o discente a busca de conhecimentos, em mudar conceitos e adotar consciências de sua própria importância na sociedade. Sendo assim, os professores de Geografia ao relacionar os conteúdos com as vivências do discente descobrem e recriam a ciência Geográfica, começando desde a pré-escola até sua formação.

O processo de ensino-aprendizagem é dinâmico, inseparável de uma ação ou reação. Tal processo ocorre de acordo com a relação que o individuo tem com o mundo, expondo seu ponto de vista mediante os conhecimentos adquiridos desde a face inicial de sua formação. Assim, é importante que o docente compreenda as diferenças e necessidades do aprendiz, em que vise seu crescimento intelectual, social e atuante.

Portanto, é preciso analisar o que leva os discentes a não terem interesses no ensino de Geografia, de não buscar compreender o seu espaço. Esse trabalho visa estudos que verificará se o problema do desinteresse dos discentes no ensino de Geografia é ou não, da prática realizada pelo docente em sala de aula, salientado que o processo de ensino-aprendizagem não é somente de responsabilidade do professor, é algum que envolve a todos, por ser um instrumento que favorecerá a formação de futuros cidadãos que poderão contribuir à construção de uma sociedade com novos fundamentos e percepções.  

2 QUESTÃO DE PESQUISA

Como vem ocorrendo à prática pedagógica do/a professor/a de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental no Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira, em Caetité/BA?

3 OBJETIVOS DA PESQUISA

3.1 Objetivo Geral

  • Analisar a prática pedagógica do/a professor/a de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental no Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira, em Caetité/BA.

3.2 Objetivos Específicos

  • Identificar as dificuldades teóricas e metodológicas enfrentadas pelo professor de Geografia;
  • Identificar os impactos da prática docente no processo de aprendizagem;
  • Verificar fatores que dificultam a reflexão do ensino de Geografia de uma forma crítica.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

O processo de ensino e aprendizagem conduz o discente à busca incessante de caminhos que o leve a compreender e entender a dinâmica do mundo ao seu redor, tendo como ponto de partida o seu cotidiano, que o possibilita a uma visão crítica da construção e reconstrução do seu próprio espaço. Nesse sentido, o docente atua como mediador entre o discente e o conhecimento, no qual envolve a formação e do seu significado social. Neste sentido, o professor contemporâneo em constantes atividades vive novos desafios, que o leva a resignificar a sua prática pedagógica. Segundo Rosa (2006, p. 20):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (236.3 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com