TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado de São Paulo

Tese: Estado de São Paulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Neste trabalho iremos falar sobre vários Fatores de Cultura, são as Características e o Surgimento de São Paulo, os Povos de Origem, Povos Predominantes, Imigrante e Migrante. Vamos explicar a função de cada um deles.

Veja logo mais a Seguir.

Características

O Estado de São Paulo está localizado na Região Sudeste do Brasil, esse é o principal componente da federação por abrigar os principais centros financeiros, industriais e difusão de informações e pesquisas. Em sua área territorial de 248. 209 4 km2 existem diversos tipos de componentes naturais responsáveis por compor a paisagem, nesses os de maior destaque são: relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Surgimento

O processo de ocupação e exploração do Brasil pelos portugueses, no século XVI, determinou o surgimento de São Paulo. De início, os colonizadores fundaram e se estabeleceram, em 1553, na Vila de Santo André da Borda do Campo, que ficava situada em algum ponto da área metropolitana atual e que de certo modo foi a origem da cidade. Mas a vila de Santo André era constantemente atacada pelos índios, o que motivou um grupo de jesuítas, entre eles José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, a subirem a Serra do Mar, chegando ao planalto de Piratininga onde encontraram "ares frios e temperados como os de Espanha... Uma terra mui sadia, fresca e de boas águas". Em termos de segurança, o local onde acamparam, no topo da colina que se erguia sobre a planície do Tamanduateí, cercada pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú, era perfeito: garantia proteção contra ataques e ampla visibilidade dos caminhos que levavam até lá.

Povo de Origem e Povo Predominante

A população era formada por índios amigos ou escravizados, colonos portugueses e padres jesuítas. Depois de muitas gerações, com miscigenação de portugueses e índios, se formou o primeiro paulista autêntico, o mameluco, imprescindível no desbravamento realizado pelos bandeirantes durante todo o século XVII.

Imigrante – Migrante

Os imigrantes, sobretudo italianos, depois do fim da escravidão. Em 1890 a população já era de 65.000 habitantes, passando a 240.000 em 1900, o que dá uma idéia do crescimento vertiginoso de São Paulo. A partir daí a cidade, completamente integrada ao novo ciclo-econômico, possui bancos, escritórios, lojas comerciais e casas de exportação, iniciando grandes transformações urbanas. Perde o perfil colonial, ocorrendo uma renovação arquitetônica seguindo padrões europeus. Surgiram as primeiras linhas de bonde e a iluminação a gás. O movimento de chegada dos imigrantes torna-se intenso, atingindo o número de 2,74 milhões de estrangeiros em 1914, principalmente italianos, espanhóis e alemães.

Conclusão

Concluímos que a cultura brasileira é muito diversificada. Cada região

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com