TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estados E Capitais Brasileiras.

Monografias: Estados E Capitais Brasileiras.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Normalmente, os países se subdividem em regiões e estados. Essa divisão é chamada de divisão político-administrativa. O Brasil é dividido em 27 Unidades Federativas (UF), em que são 26 estados e um Distrito Federal. Todos eles autônomos. Cada estado possui um governo, lei e arrecadação próprios, de acordo com a Constituição Federal de 1988. Eles são distribuídos em cinco regiões: região Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Norte e Sul.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a região Norte do Brasil abrange cerca de 45% do território nacional, sendo que apenas 18% deles são habitados, mas, ainda assim, é a maior região. Nela, estão localizados os estados do Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins. A região Nordeste vem seguida da Norte, pois apresenta em torno de 18% da área do Brasil. Porém, é a região Nordeste contém mais estados, totalizando nove, que são: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

A região Centro-Oeste é constituída por Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nela, vivem aproximadamente 6% da população nacional. É nessa região em que se localiza o Distrito Federal, e a capital federal Brasília. A região sul é composta por Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a menor região com apenas 22 milhões de habitantes. Já a região Sudeste do Brasil apresenta a maior concentração de população do país. Lá é onde estão os estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Cada estado brasileiro possui sua Assembleia Legislativa. Nelas, os deputados estaduais se reúnem a fim de fazer a fiscalização do Poder Executivo, como também votar as leis pertinentes à Unidade Federativa. Para a organização do controle fiscal de cada Unidade, foram criados os Tribunais de Conta. Eles fazem o controle das finanças do estado, quanto ao gasto da verba pública. Os tribunais se localizam junto às Assembleias Legislativas.Exceto São Paulo e Rio de Janeiro, que possuem seus Tribunais separados de suas Câmaras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com