TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Observação

Artigo: Estagio Observação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  3.677 Palavras (15 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 15

RELATÓRIO DE ESTÁGIO - OBSERVAÇÃO

Clodoaldo Matias da Silva

Prof.ª Msc. Emadina Gomes Rodrigues

RESUMO

O estágio constitui um importante aspecto da formação dos licenciandos, pois por meio dele o acadêmico pode observar o desenvolvimento da prática docente, principalmente em escolas ou colégios da rede pública. Na maioria dos cursos de licenciatura do país adota-se, como primeiro passo do estágio, o estágio observatório, em que o estagiário não exerce a regência, mas sim atua como observador e investigador. Durante o processo de observação, o acadêmico visualiza e vivencia de forma muito próxima os conteúdos teóricos, as habilidades necessárias para práticas pertinentes à profissão e se insere na realidade social, política e econômica da educação no país, o que é indispensável para a construção do conhecimento. Para que tal estágio observatório atinja os objetivos propostos, o acadêmico deve estar ciente das tarefas pelas quais está responsável, para melhor orientar a observação e o registro das atividades desenvolvidas.

Palavras-Chave: Estágio, Geografia, Ensino Médio.

ABSTRACT

The stage is an important aspect of training of undergraduates, because through it the students can observe the development of teaching practice, especially in schools or public colleges. In most undergraduate programs in the country is adopted as a first step on the stage, the stage observatory, in which the trainee does not exercise the regency, but acts as an observer and researcher. During the observation process, the academic view and experiences very closely the theoretical, the practical skills relevant to the profession and is part of the social, political and economic education in the country, which is indispensable for the construction of knowledge. For this stage observatory achieves its objectives, the students should be aware of the tasks for which they are responsible, to better guide the observation and recording of activities.

Keywords: Stage, Geography, High School.

1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem o objetivo de delinear a experiência da prática de ensino docente na disciplina de Geografia, vivenciadas no período de observação na Escola Estadual Eunice Serrano Telles de Souza, atendendo a uma exigência da grade curricular do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

As etapas que antecedem à prática do ensino docente são a observação, intervenção e posteriormente a regência, bem com a análise documental dos planos de ensino da escola sugerida no decorrer do estágio. Anteriormente, ao período de observação da prática docente, foi realizada uma visita à escola para a verificação da viabilidade do processo do estágio ocorrer na instituição, onde fomos recebidos pela pedagoga, onde em uma breve conversa nos relatou que os docentes da Escola Estadual Eunice Serrano Telles de Souza estão comprometidos em fazer com que seus alunos desenvolvam suas competências e habilidades, preparando-os para uma vida profissional qualificada e que atenda aos anseios da sociedade da qual fazem parte.

A atividade de observação de uma docente graduada e pós-graduada na área de geografia, com sua vasta experiência, permitiram reafirmar que nos dias atuais, o professor não é o dono do conhecimento, mas é aquele que tem definido o seu papel de subsidiar seus alunos na construção efetiva do saber. Como mediador do conhecimento, o professor utiliza sua posição docente para despertar em seus alunos a curiosidade, ensinando-os a pensar, a serem persistentes e terem o respeito consigo mesmo e com o seu próximo.

Nessa fase da observação, tornou-se evidente a concepção de que o professor hoje desempenha vários papéis, todos de grande importância para o desenvolvimento das futuras gerações, devendo encarar com seriedade sua profissão e levando seus alunos a terem esclarecimentos e refletirem sobre a realidade em que vivem.

2. INSTITUIÇÃO DE ENSINO

O meio ambiente que o homem vive e dele se utiliza para a sua sobrevivência reflete substancialmente na condição necessária de sua preservação e utilização sustentável. No entanto a política dominante que indica os caminhos da preservação e conservação é a mesma que impõem desafios ao homem que facilitam a destruição do meio ambiente das necessidades encontradas no dia-a-dia para sua sobrevivência.

Por isso se faz necessário indicar caminhos que inter-relacione preservação, conservação, sobrevivência e bem-estar na utilização dos recursos naturais, principalmente, a partir de princípios vegetais da nossa Amazônia; pois a natureza é fator essencial para o futuro da humanidade.

E é nesta perspectiva que a Escola Estadual Eunice Serrano Telles de Souza, traça as suas diretrizes para uma Gestão Participativa e que todos os envolvidos no processo social de ensino aprendizagem, possam refletir sobre o nosso planeta e tentar promover o consenso entre o conhecimento cientifico e o conhecimento local, pois é através da educação que pensamos no homem que queremos formar mediante as questões ambientais.

2.1. Identificão da Escola

ESCOLA ESTADUAL EUNICE SERRANO TELLES DE SOUZA

End. Rua Mosenhor Coutinho, 301 – Centro.

Telefone: (92) 3215-3287

CEP: 69010-110

CNPJ: 13.278.250/0001-88

Data inicio das Atividades: 12/03/2012.

Ato de Criação e a data da publicação: Lei n° 10.209, publicado no Diário Oficial de 27/03/1983.

Diretor: Prof. Emanuel Soares Cardoso

TABELA 01 – Identificação da escola

MODALIDADES DE ENSINO Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano e Ensino Médio do 1° ao 3° ano.

TURNOS DE FUNCIONAMENTO Matutino, Vespertino e Noturno.

Fonte: Esc. Est. Eunice Serrano Telles de Souza (2012)

TABELA 02 – Quantidade de turmas

TURNO MATUTINO 11

TURNO VESPERTINO 11

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com