TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do Meio

Por:   •  20/8/2015  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

O ESTUDO DO MEIO

Introdução

O estudo do meio é de grande importância para alunos e professores, pode ser compreendido como um método de ensino que coloca o aluno de frente com determinada realidade a ser estudada. Esta forma de ensino tem permitido ao professor uma melhor abordagem sobre temas variados, conseguindo levar o aluno a desenvolver um olhar crítico e investigativo sobre a realidade que o cerca.

Estudo do Meio Sobre Rochas

Em um estudo sobre rochas, na disciplina de Geologia, o professor, depois de explicada a matéria em sala de aula, poderá propor aos alunos uma excursão às ruas no entorno da escola ou nas ruas do bairro. Essa excursão bem planejada e com objetivos claros e definidos levará os alunos a um grande aprendizado.

Durante a excursão os alunos deverão ser estimulados a observar as rochas, coletando-as para que a catalogação seja feita em sala de aula. Durante esta coleta o professor continuará a explicação sobre a formação, classificação, propriedades, ciclo das rochas, etc.. Os alunos compreenderão com mais facilidade o conteúdo explicado pelo professor. Este ensinamento é de grande importância, quando se vivencia um estudo o aprendizado e melhor e mais rápido.

O conteúdo aprendido com a excursão deverá ser aproveitado pelo professor dentro de sala de aula, com relatórios, seminários, redação ou outros, para que a experiência e conhecimentos adquiridos não se percam.

Conclusão

“O Estudo do Meio permite que a criança entre em contato com certas dimensões da realidade que não está nos livros”, aponta Nídia Nacib Pontuschka. Este estudo motivador permite ao aluno observar uma realidade diferenciada da sala de aula, o que contribui grandemente para o seu aprendizado, inclui-se neste estudo teoria e prática, levando alunos e professores a um trabalho em equipe e uma cumplicidade em que todos saem ganhando.

Considerações finais

“De qualquer maneira e sempre é preciso conhecer. Será preciso, o tempo todo estar realizando a ousadia e o esforço de adquirir mais e melhor conhecimento” (BRANDÃO, 1997,p.18), o Estudo do Meio precisa ser parte integrante do trabalho na unidade escolar e necessita de grande esforço por parte de professores, gestores, para que esse processo se torne realidade e o conhecimento possa estar ao alcance de todos os alunos de uma forma mais agradável e enriquecedora para professores e alunos.

Referência

www.scielo.br

www.educarparacrescer.abril.com.br

www.uol.pesquisa.com.br

www.knoow.net

www.ecocave.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com