TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos disciplinares VI

Por:   •  14/4/2016  •  Exam  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 2

Unip Interativa

Curso de Geografia

Estudos Disciplinares VI

TG

Danilo Alexandre Lemos Morbin - RA 1424195

Polo

Freguesia do ó

                                    Turma 2014

  1. Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Os assuntos que tratam o texto e a charge visto economicamente, diz como a decisão dos governos, independentemente da esfera, pode interferir economicamente na sociedade e, ainda mais acentuadamente nas camadas não pobres, e mostra o tanto quanto é difícil (ou eles próprios criam as dificuldades) gerir de maneira equilibrada e para o bem comum de todos para se manter a qualidade de vida e as condições mínimas de humanidade.

  1. Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim. A governança pode ser positiva do ponto de vista social, visto da necessidade da população, como pode ser desastrosa. E nas charges vemos a disparidade social e econômica causada pelo efeito da má administração pública.

  1.  Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

Tecnológica: na charge ilustra com lucidez o jovem em provável idade para início no mercado de trabalho excluído da ``era digital`` por conta de sua condição financeira não pode se atualizar a tecnologia.

Produtiva: na charge ilustra pessoas fora do mercado de trabalho.

Financeira: como mais uma vez ilustra a charge a desigualdade e uma má distribuição de renda fazendo que muitas pessoas vivam na linha da miséria ou abaixo dela estando alienadas ao progresso e ao que o dinheiro pode comprar.

Atividade econômica: visa o retorno financeiro, mas na circulação de bens como pode se ver na charge essas pessoas não se incluem nesse tipo de rotatividade econômica uma vez que não possuem recursos para se integrar na atividade econômica seja ela qual for.

  1. De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

Levando em consideração as relações internacionais podemos citar o FMI (Fundo Monetário Internacional) e a relação com o Brasil em um passado recente que fazia empréstimos em troca de investir em saúde, educação e programas sociais dentro do próprio pais, mas por outro lado para o pagamento posterior dessa quantia o pais ficava endividado gerando mais acumulo de pobreza interna.

  1. Quais os motivos desfilados no texto de Francisco Luiz Corsi para afirmar necessidade de revisão nos aspectos do desenvolvimento?

``A crescente integração da economia mundial tornou as tendências econômicas mais homogêneas, embora as desigualdades sociais e econômicas tenham aumentado. Apesar de algumas exceções importantes, em geral tanto os países desenvolvidos quanto os não-desenvolvidos entraram em uma fase de baixo crescimento nas últimas décadas e particularmente estes últimos enfrentam crescentes problemas sociais.......``

Referência bibliográfica: Francisco Luiz Corsi, “A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com