TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Extração De Petroleo

Monografias: Evolução Da Extração De Petroleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 5

A EVOLUÇÃO DA EXTRAÇÃO

A engenharia acompanhou rapidamente a descoberta de campos de petróleo e gás em profundidades cada vez maiores, desenvolvendo plataformas específicas para cada situação. O principal objetivo deste artigo é analisar e promover uma discussão sobre a evolução da exploração de petróleo no Pré-Sal em território brasileiro. Com relação aos aspectos metodológicos do estudo foi utilizado o de pesquisa descritiva por meio da pesquisa bibliográfica, sabendo que este método permite a observação, descrição e análise do fenômeno.

Palavra-chave: petróleo; exploração; pré-sal; tecnologia

Introdução

O artigo cientifico A Evolução da Extração em plataformas de petróleo busca apresentar argumentos de forma clara e objetiva, o processo atual de desenvolvimento de atividades exploratórias e produtoras de petróleo. A pesquisa foi realizada através da consulta de informações disponibilizadas em reportagens de revistas, livros e artigos publicados em sites de empresas especializadas nesse assunto. O objetivo é fornecer informações e proporcionar ao leitor uma nova visão sobre plataformas petrolíferas.

O inicio do trabalho apresenta informações básicas sobre o petróleo, como sua história, desde as primeiras utilizações por egípcios até o inicio da década de 50, quando a exploração começou no Brasil. Na continuidade deste artigo será demonstrado a evolução da exploração do petróleo em território nacional dês de o inicio do Pré-Sal dando ênfase ás grandes evoluções produzidas pela empresa Petrobrás, que é a grande responsável pela maior parte dessa exploração e produção em território nacional.

Desenvolvimento

Estudos sobre a antiguidade indicam que a utilização de petróleo teve inicio em 4000 a.C.. Essa substancia era retirada de exsudações naturais, inclusive a Biblia sagrada traz referencias sobre ‘lagos’ de asfalto que foram utilizados como impermeabilizantes. Foi identificado também o uso de

¹ estudante de Engenharia Mecânica na FURG

petróleo pelos hebreus, que usavam para acender grandes fogueiras para rituais de sacrifício e pavimentações de estradas na Babilonia. Os egipsios utilizaram petróleo na construção de pirâmides e na conservação das múmias. Gregos e Romanos embebiam lanças incendiárias com petróleo para atacar o inimigo (EBAH, história do petróleo)

O inicio da era do petróleo ficou marcado em meados do século XIX nos Estados Unidos. Foi observado que a destilação do petróleo resultava em produtos que poderiam substituir a querosene (muito utilizada para iluminação, porem de difícil extração). Um grande marco para a evolução de petróleo foi a primeira plataforma afastada do continente, na década de 50. A invenção de motores movidos a gasolina e diesel no final do século XIX permitiram maiores rendimentos dessas máquinas com menores custos, tanto para o fabricante, quanto para o consumidor. A partir daí o numero de poços para exploração de petróleo multiplicou-se. Des de então os limites para este tipo de exploração não se esgotam até os dias atuais. Em 1953 é fundada a empresa Petrobrás no Brasil, porém a primeira plataforma situada na costa brasileira é inaugurada somente em 1968, a partir daí começa um grande império para exploração e produção de petróleo em nosso país. Além da extração de petróleo, a Petrobrás também ficou mundialmente conhecida pelos seus centros de pesquisas aplicada, o CENPES², onde são realizados experimentos e pesquisas de ultima geração visando buscar recursos sustentáveis e métodos mais eficazes para a extração (PETROBRÁS, quem somos)

No final do século XX iniciou-se uma pesquisa no CENPES que previa a existência e maneiras de extração do Pré-Sal³. Em 2007 o Pré-sal é descoberto, tornando a maior descoberta da história petrolífera. A chamada camada Pré-Sal engloba 800 km entre Santa Catarina e Espirito Santo, o petróleo é encontrado aproximadamente 7 mil metros abaixo da extensa camada de sal que conserva a qualidade do petróleo. No Brasil existem muitos poços para exploração de petróleo, porem o considerado mais importante é o Tupi, que pode produzir entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris, esse poço chamou a atenção de investidores do mundo inteiro cirando especulações que o Brasil se tornaria exportador.

Após a grande descoberta do Pré-Sal em 2007 iniciam-se as preparações para a extração, como a construção de plataformas extrativas. Em 2012 finalmente são produzidos os primeiros barris. Já nos primeiros meses essa produção alcança 300 mil barris por dia, algo que nunca havia acontecido nem nas mais influentes empresas de produção marítima do mundo. Para realizar a exploração de petróleo são necessárias três etapas, sendo elas: Prospecção, Perfuração e Extração. A prospecção consiste em localizar bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e subsolo, essas análises podem ser por meio de imagens de satélites ou alguns equipamentos que visam detectar vibrações e composição química do solo e subsolo. Perfuração é a fase em que são demarcadas as áreas suscetíveis a extração e em seguida é perfurada, se realmente existir petróleo naquele poço,

² atividades de Pesquisa e Desenvolvimento estão centralizadas no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro.

³

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com