TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO GEOPOLÍTICA DA AMAZÔNIA

Por:   •  27/1/2017  •  Resenha  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  1.818 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Amapá

Departamento de Filosofia e Ciências Humanas - DFCH

Curso de Bacharelado em Geografia

Disciplina: Organização do Espaço Mundial e Brasileiro

Professor: Manoel Osvanil Bezerra Bacelar

Turma: 1-01GEO2015/2

FICHA DE LEITURA

Aluno                                                                                        Data

Edionilde Araujo de Souza                                                                09-01-2017

Referencia Bibliográfica Completa

BERTHA K. BECKER. Geopolítica da Amazônia. USP. Estudos Avançados. 19 (53), 2005.

Objetivo do Autor: Valorizar a Geopolítica como campo importante de discernimento das ações e estratégias dos estados, de forma a entender o importante papel dos diversos atores sociais na estrutura territorial presente nas abordagens da geografia Política.

Conceitos Principais: Amazônia, Geopolítica, Globalização, Desenvolvimento Sustentável, Políticas Públicas

Estrutura e Linha de Argumentação do Texto: A autora fala da Amazônia como uma região em que as disputas de poder no espaço e nas questões territoriais ocorrem de maneira evidente e em diversas escalas, passando de local para global, o tempo todo. Defende uma idéia de revolução cientifica e de políticas publicas para proteger a floresta e garantir o desenvolvimento dos seus habitantes. Ela sugere que a economia é a solução essencial para a preservação desse rico e cobiçado bioma. Sendo assim, afirma que atribuir valor econômico à floresta é a saída para que seja possível a sua conservação.

O conceito de Geopolítica defendido pela autora trata-se de um campo do conhecimento que analisa as relações entre poder e espaço geográfico. E foi, justamente, através dos fundamentos da geopolítica que a Região Amazônica começou a ser ocupada e povoada, desde o tempo do Brasil Colônia quando Portugal consegue, mesmo que com menos poder econômico que a Espanha, expandir as fronteiras da Amazônia. E isso graças a Geopolítica e as estratégias de controle do território. Hoje a geopolítica atua, sobretudo, por meio do poder de influenciar na tomada de decisão dos estados sobre o uso do território.

A autora aponta diversas mudanças estruturais ocorridas na Amazônia nas ultimas décadas do século XX, dentre elas dá destaque a conectividade regional como um dos elementos mais importantes. Outra mudança importante apontada por ela é a da economia, que passou da exclusividade do extrativismo para a industrialização, tendo como posto avançado a Zona Franca de Manaus.

Para a autora, houve uma ausência histórica de um plano de desenvolvimento da Amazônia, e para solucionar essa ausência, propõe um modelo baseado na organização da base produtiva da mesma de forma a encontrar uma escala adequada de atividades rentáveis que gere emprego e renda para a melhoria da qualidade de vida da população. E a maneira de conseguir isso é proporcionar o bem estar para que essa população proteja a biodiversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com