TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE

1 - Tendo como referencial o texto de Sá (1986)explicite a importância da questão do estado e os pressupostos básicos dos conceitos marxistas e não  marxista de estado.

        Importância do estado, sua organização como é executado, processos e os métodos no centro político e no debate ideológico.

       Os governantes são visto como representante ao serviço do povo interesse publico, porem de fato os serviços é direcionado a uma pequena minoria, Interesse publico.

      Existem opiniões linhas divergentes sobre estado, cada país possui interesse e materiais diferentes.

      O estado pode beneficiar toda a sociedade, tribunal pode tomar decisão, porem o estado segue grupos sociais, classe, uma camada social. Os grupos começam a defender e tomar interesses exclusivamente no plano econômico.

      A teoria do estado surge para permitir, conhecer realidade, através conjunto de conceitos e idéias, porem vai alem da compreensão do estado e da vida política diretamente ou indiretamente, contribui para ações e praticas.

       A proposta marxista é teoria que rompe as tradições naturais do estado.      O estado deixa de ser encarado como comunidade mística, identificada como a própria coletividade ou povo organizado, às vezes possui pensamento religioso, outras vezes idéia ideológica, moral e objetiva.

       O estado para de ser visto como ato perfeito, comum em todas as sociedades, passa ser revisto como um processo de idéias e junção histórica, isso se deu com chegada do desenvolvimento.

 Resumindo, a teoria marxista acentua que o poder político exercido através do estado, nem sempre existiu, porem é um produto da própria historia social, e condicional, em ultima instância pela base econômica da sociedade.

 Proposta não marxista, o estado passa ser classificado como coletividade, politicamente organizada em certos territórios. Seus elementos são coletividade, comunidade, poder político e o território.

O conceito de povo e jurídico, conceito de população e demográfico.

 

 2 – A partir de Milton Santos (1987), discorra acerca do Brasil como pais subdesenvolvimento industrializado. Destaque:

O conceito histórico, maioria dos países subdesenvolvidos fracassaram seus esforços de industrialização. Esse processo se iniciou muito tarde, passaram por momentos desfavoráveis na historia.

Porem alguns países subdesenvolvidos como o Brasil, Argentina, México e Índia, conseguiu condições necessárias para processo Industrialização, fins do século XIX e começo século XX, período foi chamado de países subdesenvolvidos Industrializado. 

Processo tem inicio quando as Indústrias começam a ser instalada com tecnologia superior, maquinas que já havia sendo usada em países industrializados. 

A Industrialização passou a substituir a importação, assim satisfazendo as necessidades do consumo domestico porem, dependia do mercado nacional, nas necessitava da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com