TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formações Florestais

Seminário: Formações Florestais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Seminário  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Formações florestais

Quase metade do território brasileiro está coberto pelas formações florestais. Os vegetais de grande porte são predominantes nessas áreas, e em geral são um reflexo do clima úmido.

Floresta Amazônica

A Floresta Equatorial ou Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Possui uma grande variedade de espécies permanentemente verdes e grande densidade vegetal.

Essa floresta é subdividida em mata de igapó (sempre inundada nas margens dos rios); mata de várzea (inundada periodicamente); mata de terra firme (nunca inundada).

Mata do Igapó ou Caaigapó

Ocorre no baixo Amazonas, junto aos rios; caracterizada por árvores baixas, que não ultrapassam os 20m de altura. Apresenta uma grande diversidade florística, entre as espécies presente temos Vitória Brasil (vitória-régia), arapari, bromélia, entre outras. Seu solo apresenta-se permanentemente alagado por inundação.

Mata de Igapó

Mata de Várzea

Ocupa a porção de média altitude do relevo, onde as cheias ocorrem periodicamente. As espécies mais comuns são: seringueira e o paumulato, com alturas entre 30 e 40 m.

Mata de Terra Firme ou Mata Verdadeira

A mata de Terra Firme não sofre com alagamentos, pois está situada na parte mais elevada da Amazônia. É caracterizada pela presença de árvores de grande porte como o caucho, o castanheiro, o guaraná, cacaueiro, entre outros.

O extrativismo vegetal regional é desenvolvido freqüentemente nesta área, representando esse extrativismo temos: castanha do Pará, seringueira (Havea brasiliensis)

Mata Atlântica

A Mata Atlântica composta de vegetação típica do litoral, estendendo-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. É a floresta de maior biodiversidade do mundo. Foi a mais destruída dentre todas as formações vegetais, devido à sua ocupação e à devastação desde o início da colonização. Atualmente, restam apenas 5% de sua área original.

Mata dos Pinhais ou Floresta de Araucária

A Mata das Araucárias ocupava a região subtropical do Brasil e, atualmente, está praticamente extinta. A espécie dominante, o pinheiro-do-paraná, foi sistematicamente usada pela indústria de móveis e de papel e celulose.

Como representantes do extrativismo vegetal na Mata dos Pinhais, temos: Madeira e erva-mate.

Mata dos Cocais

Concentra-se no Meio Norte ou Nordeste Ocidental (região formada pela região do Maranhão e Piauí), e apresenta uma formação de transição entre os limites orientais da Floresta Amazônica e as formações arbustivas do Nordeste.

Na porção mais úmida é comum a presença da palmeira (babaçu), e na zona menos úmida encontra-se a carnaúba.

Matas-Galerias ou Matas Ciliares

São encontradas nas regiões do Planalto Brasileiro, constituídas pela vegetação presente ao redor das margens dos rios e riachos, essa vegetação é sustentada pela umidade dos solos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com