TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundadores: Instruções Científicas

Por:   •  11/3/2018  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

Comentário Capítulo 1: Os Fundadores: As Pretensões Científicas

A geografia oficial desde seu ‘’começo’’ esteve mais como uma ‘’ideologia’’ do que uma filosofia ‘’ ideologia essa que surgiu juntamente com o capitalismo, assim tornando-se o meio mais viável para os interesses capitalistas nascentes sendo necessário criar novas condições para expansão do comércio.

A utilização da geografia como instrumento de conquista colonial, não aconteceu somente com um país em particular. Em todos os países colonialistas, havia geógrafos que defendiam essas condições.

As fundações da escola de Saur se assemelhavam com as de Vidal de La Blache e seus alunos, sendo assim a geografia cultural também possibilista e o gênero de vida associado a de região.

Carl Sauer dizia que as múltiplas formas de se estudar a geografia culminou numa espécie de delimitação, assim fazendo com que duas tendências fundamentais e opostas aparecerem. De um lado estavam os que enfocavam seu estudo nas relações entre o Homem com o seu meio. Do outro lado estavam os que direcionavam seu foco de estudo para os elementos da cultura material que caracterizavam determinada área. Podemos denominar essas tendências como Geografia Humana e Geografia Cultural, respectivamente

Com a criação da primeira cadeira de geografia, na qual foi estabelecida em Paris, na qual foi ocupada por Vidal de La Blache após a morte de A. Himly. Vidal de La Blache, dizia que a conquista das distâncias colocava o homem numa situação que jamais antes vivera , e ainda escreveu que: ‘’Devemos nos congratular porque a tarefa da colonização, que constitui a glória de nossa época, seria apenas uma vergonha se a natureza pudesse ter estabelecido limites rígidos, em vez de deixar margem para o trabalho de transformação ou de reconstrução cuja realização está dentro do poder do homem’’.

Devido ao seu nascimento tardio como ciência oficial, a geografia, não conseguia se desligar dos grandes interesses que a acompanhavam desde seu berço, assim estes acabaram carregando-a consigo. A geografia foi utilizada para esconder o papel do Estado na organização do espaço e da sociedade.

Diante da marcha triunfante do imperialismo, os geógrafos dividiram seus pontos de vista, De um lado estavam aqueles que lutavam por um mundo mais justo, no qual todo o espaço seria organizado com finalidade de oferecer ao homem igualdade e felicidade. Do outro lado estavam aqueles que preconizavam o colonialismo e o império do capital.

Max Sorre objetou que o conceito de gêneros de vida, ao qual era útil para as sociedades não-desenvolvidas, não seria mais aplicável ao ‘’mundo moderno’’.

Para P. W. Brian a Terra seria um conjunto de formas específicas de utilização do território resultado do trabalho de sociedades diferentes com base em sua diversidade cultural.

Pôde-se se pensar que a ecologia humana, poderia vir em auxílio de uma geografia já desacreditada e ajudá-la a levantar-se com um novo paradigma.Essa nova disciplina ocupava-se  da natureza e do homem como se fossem categorias opostas. A natureza que fazia parte do sistema ecológico era uma natureza “primária”e não uma natureza socializada, ou seja uma natureza sem resquícios humanos.Assim o homem atuava sobre o meio como se estivesse separado dele e não como se estivesse separado dele e não como um dos seus elementos.Essa concepção serviu pra acentuar ainda mais os equívocos da geografia regional e perpetuou ainda mais a concepção dualista e assim acabando a impor-la a outras disciplinas.

Será que ainda podemos admitir que as construções humanas tal qual se apresentem na face do planeta, resultam de uma interação entre um grupo humano e o seu meio geográfico? Max Sorre respondeu esse questionamento quando falou que as paisagens dos países subdesenvolvidos são derivadas das necessidades da economia dos países industriais onde é que se encontra a decisão. Sendo assim, as relações mantidas entre os grupos humanos e suas bases geográficas não dependem de tais grupos.

Essas relações são uma das causas da criação e de reforço das estruturas sociais desiguais. Assim os países desenvolvidos causam diversos problemas sociais ao explorarem os países subdesenvolvidos.

Os geógrafos durante muito tempo procederam a analogia, sobretudo as ciências naturais. Os fundadores da geografia, ao estarem cheios de zelo cujo o objetivo de dar-lhe um status científico , estiveram errados ao acreditar que o melhor caminho para atingirem essa pretensão, seria construir toda a teoria de uma ciência humana sobre uma base analógica estabelecida na ciência natural.

A disputa entre os “deterministas” e “possibilistas”, estabelecida sobre essa base mostrou-se então falsa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com