TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud, fundador da Psicanálise

Artigo: Sigmund Freud, fundador da Psicanálise. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Artigo  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  616 Visualizações

Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido como Sigmund Freud, nasceu em 1856, no dia 6 de maio, na região da Morávia, que então fazia parte do Império Austro-Húngaro, hoje Příbor na República Tcheca. Freud faleceu em Londres, no dia 23 de setembro de 1939.

Sigmund Freud, o fundador da Psicanálise na passagem do século XIX para o século XX, afirmava que ao construir sua teoria ele não pretendia formar convicções mas estimular o pensamento e derrubar preconceitos.

Formado em Medicina pela Universidade de Viena, em 1882, entrou no Hospital Geral de Viena. Em 1885, conseguiu uma bolsa de estudos em Paris. Durante boa parte do tempo que ficou em Paris, Freud trabalhou, no Hospital de Salpetrière, com o francês Jean Martin Charcot (1825-1893), um neurologista de fama mundial, que estava estudando sobre a histeria e lhe mostrou o uso da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com essa enfermidade. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Além disso, Freud observou que a histeria se comporta como se a anatomia não existisse, o que demonstra claramente o caráter psíquico da etiologia da mesma. Assim, segundo Freud, Charcot foi o primeiro a demonstrar que a explicação da histeria está na psicologia e está relacionada com a sexualidade feminina.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com