TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e metodologia de historia e geografia

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

POLO DE SENHOR DO BONFIM
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA:ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL 


PALOMA CONSTANTINO DA SILVA RA 437388
SÂMIA TAMIRES PINHEIRO DA SILVA  RA 437018    
MAGNÓLIA MAURÍCIA DA SILVA  RA 406353
ATAIZES NASCIMENTO RA 437398
ALINE DA SILVA SANTOS RA 436792





ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL 

        Profa.  MA.MARIA CLOTILDE BASTOS

        

                                         SENHOR DO BONFIM,ABRIL 2015




Introdução
Pretendemos comesse trabalho abordar a estrutura da educação brasileira e as mudanças pelas quais ela tem passado ao longo da historia. Também vamos falar sobre as organizações auxiliares de uma escola e por fim fazer um mapa conceitual da LDB que fala do ensino fundamental de nove anos. 








– A estrutura e funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil. 

Estrutura geral do sistema educacional: a atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorrem da aprovação da Lei nº 9.394/96 que por sua vez vinculam-se as diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como as respectivas Emendas Constitucionais em vigor. Cada um dos níveis e modalidades de ensino tem caráter flexível da legislação educacional vigente, levando-se em conta a autonomia conferida aos sistemas de ensino e as suas respectivas redes. Ressaltando ainda o momento de adaptação e adequação dos Sistemas a legislação educacional recente, o que se caracteriza pelas reformas e normatizações em implantação.
De acordo com o artigo 21 da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional a educação escolar compõe-se de:
Educação Básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
E a educação superior.
A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. 
A educação infantil e a primeira etapa da educação básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança ate os 6 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade (artigo 29). A educação infantil é oferecida em creches para crianças de 0 a 3 anos de idade e pré-escola para crianças de 4 a 6 anos.
O ensino fundamental, cujo objetivo maior e a formação básica do cidadão, têm duração de nove anos e é obrigatória. A oferta do ensino fundamental deve ser gratuita também aos que não tiverem acesso na idade certa.
O ensino médio, e a etapa final da educação básica objetiva a consolidação e aprofundamento dos objetivos adquiridos no ensino fundamental. Tem a educação mínima de 3 anos com ingresso a partir dos 15 anos de idade.


A educação superior tem como algumas das suas finalidades:
-o estimulo a criação e cultura e o desenvolvimento do espírito cientifico e do pensamento reflexivo.
-incentivar o trabalho de pesquisa e investigação cientifica visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação difusão da cultura e desse modo desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
-abrange cursos seqüenciais nos diversos campos do saber, cursos de graduação, de pós graduação, e de extensão. O acesso ao ensino superior ocorre de acordo com o curso e sua complexidade.
-no que se refere as modalidades de ensino que permeiam os níveis anteriormente citados.



POLITICAS GERAIS:
De acordo com o Plano Nacional de Educação (lei nº 10.172(2001) uma das principais prioridades refere-se a garantia de acesso ao ensino fundamental, conforme a legislação educacional brasileira cabe aos estados e municípios a responsabilidades pela oferta do ensino fundamental. No entanto o papel da União n assistência técnica e financeira, as demais esferas governamentais a fim de garantir a oferta da escolaridade obrigatória. As políticas relativas a formação de professores são de responsabilidade de todas as esferas governamentais.
A definição de referencias e diretrizes curriculares para os diversos níveis e modalidades do ensino também se encontra entre as prioridades das esferas governamentais. Cabe a União em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios estabelecer as competências e diretrizes para a educação infantil o ensino fundamental e o ensino médio que nortearão os currículos e seus conteúdos, mínimos, de modo a assegurar a formação básica e comum. As Leis de Diretrizes de Bases define para a educação básica uma carga horária mínima de 800 horas, para o cumprimento da mesma as aulas devem iniciar em fevereiro e terminar em dezembro, essasdefinições são seguidas em todo pais. 



MEC:
O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getulio Vargas ao poder, com o nome de Ministério da Educação e Saúde Publica, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esportes, educação e meio ambiente, ate então os assuntos ligados a educação eram tratados pelo Departamento Nacional de Ensino ligado ao ministério da justiça.
Em 1932 um grupo de intelectuais preocupados em elaborar um programa de políticas educacional amplo e integrado lança um manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, redigido por Fernando de Azeredo e assinado por outros conceituados educadores como Anísio Teixeira. O manifesto propunha que o estado organizasse um plano geral de educação e definisse a bandeira de uma escola única, publica laica, obrigatória e gratuita, nessa época a igreja era concorrente do Estado na área da educação.
Foi em 1934 com a Nova Constituição Federal que a educação passa a ser vista como um direito a todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos, ate 1953 foi Ministério da Educação e Saúde, com autonomia dada a área da saúde, surge então o Ministério da Educação e Cultura com sigla MEC.
O Sistema Educacional Brasileiro ate 1960 era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios, com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB) em 1961 os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC.
Foram necessários treze anos de debata para a aprovação da primeira LDB. O salário educação criado em 1962 também e um fato marcante na historia do MEC.
A educação do Brasil em 1971 se vê diante de uma nova LDB, o ensino passa a ser obrigatório dos 7 aos 14 anos, o texto também prevê um currículo comum para o primeiro e o segundo grau e uma parte diversificada em função das diferenças regionais.em 1985 e criado o Ministério da Cultura, em 1993 uma lei federal transformou o MEC no ministério da educação e do desporto, e somente em 1995 a instituição passa a ser responsável apenas pela área da educação.
Em 1996 uma nova reforma na Educação Brasileira foi implantada, trata-se da mais Nova LDB que trouxe diversas mudanças as leis anteriores, com a inclusão da educação infantil.
E nessa trajetória de quase 80 anos que o Ministério da Educação busca promover ensino de qualidade com o lançamento do PDE em 2007, o MEC vem reforçar uma visão sistêmica da educação.




–Ensino Fundamental de Nove Anos. 
O ministério da educação vem envidando efetivos esforços na ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração, considerando a universalização do acesso a essa etapa de ensino de oito anos de duração e ainda a necessidade de o Brasil aumentar a duração da escolaridade obrigatória. A Lei nº 4.024/1961 estabeleceu quatro anos de escolaridade obrigatória, com o Acordo de Punta Del Este e Santiago de 1970 estendeu-se para seis anos o tempo de ensino obrigatório. A Lei nº 5.692/1971 determinou a extensão da obrigatoriedade para oito anos, já a Lei nº 9.394/1996 sinalizou para um ensino obrigatório de nove anos de duração, a iniciar-se aos seis anos de idade, o que por sua vez tornou-se da educação nacional pela Lei nº 10.172/2001 que aprovou o Plano Nacional da Educação (PNE). Finalmente em 6 de fevereiro de 2006 a Lei nº 11.274 instituiu a educação fundamental de nove anos de duração com inclusão de crianças de seis anos, 
Um dos principais fatores para a inclusão das crianças de seis anos da idade em uma instituição escolar deve-se aos resultados de estudos demonstrarem que quando nas crianças ingressam na instituição escolar antes dos sete anos, apresentam, em sua maioria resultados superiores em relação que ingressaram só com sete anos. Esse processo de implantação da educação fundamental para nove anos exige tratamento político, administrativo e pedagógico, uma vez que o objetivo de um maior numero de anos no ensino obrigatório é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar com maiores oportunidades de aprendizagem. Essa ampliação demanda ainda providencia para o atendimento de necessidades de recursos humanos, alem disso nos espaços, os materiais didáticos, a mobília e os equipamentos precisam ser repensados para atender as crianças com essa nova faixa etária no ensino fundamental. Essa ampliação significa também uma possibilidade de qualificação do ensino e da aprendizagem da alfabetização e do letramento, pois a criança terá mais tempo para se apropriar desses conteúdos. Durante o desenvolvimento desse trabalho fomos ate a Escola Estadual de Educação Básica Antonio João Zandona conversar com as professoras Candida Beatriz Rossetto, Monica Nicola Tonini e Sara Castoldi Zandona para sabermos como foi na pratica a ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração, onde elas nos relataram que uma das maiores dificuldades foi a compreensão e aceitação dos pais dos alunos, inclusive com pais indo ate a coordenadoria da educação para fazer reivindicações e ate reclamações sobre o mesmo. Elas nos relataram também que houve uma preparação para os professores, a própria infra-estrutura também teve que ser revista para receber essa mudança. No ponto de vista das professoras não há nenhum ponto negativo nessa ampliação do ensino fundamental de nove anos, pelo contrario foi um ganho um avanço muito grande para a educação.








– Organização Auxiliar da Escola. 
A organização auxiliar escolhida pelo nosso grupo, foi uma biblioteca.
Fomos a Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Pelissaro, visitar a biblioteca, pedimos autorização junto a secretaria da escola, para realizar a entrevista com a bibliotecária Maria Pitton Luvizon, que trabalha na biblioteca com um contrato de 20 horas semanais, dividido em três turnos, nos quais ela nos relatou que não consegue atender a todos os alunos pois, para poder prestar um bom atendimento seria necessário pelo menos mais um funcionário.
A escola funciona em três turnos com alunos desde o 1ºano até o 9ºano e o ensino médio, os alunos do ensino médio participam do politécnico.
A funcionária nos contou que os alunos do politécnico precisam e ocupam muito mais a biblioteca do que os alunos do ensino fundamental, pois precisam fazer muitos trabalhos de pesquisa que são desenvolvidos na biblioteca.
A biblioteca conta com um acervo bibliográfico com aproximadamente 3.272 livros devidamente catalogados, na escola também estão disponíveis os livros do pacto que são destinados para os alunos do ensino fundamental.
A funcionária mantém a biblioteca muito bem organizada, devido a sua idade já avançada.
O estado está mandando mais livros e a escola também recebera mais verbas para comprar mais livros.
Ela nos falou também que a procura por livros diminuiu, pois com a internet o aluno tem acesso a materiais prontos, resenhas de livros, e não valorizam a leitura como deveriam.
Com essa pesquisa na escola pudemos perceber o quanto o mundo moderno está acabando com o gosto pela leitura.
Então nos como futuros docentes temos que incentivar muito os nossos futuros alunos para que desde pequenos eles tomem gosto pela leitura.
Pois com a leitura podemos viajar por todo o mundo sem sair do conforto da nossa casa.






...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (74.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com