TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

G7 O Grupo Dos Sete

Pesquisas Acadêmicas: G7 O Grupo Dos Sete. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  1.158 Visualizações

Página 1 de 5

A atividade industrial nos países do G7

O Grupo dos Sete (G7) é o fórum de debate que acontece anualmente para discutir o posicionamento das sete maiores potências economicas diante das grandes questões mundiais. Além dos representantes de Canadá, Estados Unidos, Japão, Alemanha, França e Itália, faz parte desse fórum o representante da Rússia. A participação da Rússia como covidada deve-se principalmente ao fato de o país ser ainda hoje uma das maiores potências bélicas nucleares do mundo. A inclusão do representante russo no fórum de debate fez com que o Grupo dos Sete passasse a ser denominado Grupo dos Oito (G8).

Economia Industrial nos Estados Unidos

A expansão do setor industrial norte-americano ao longo da história foi resultado de vários fatores: por ter tido uma colonização de povoamento, com o predomínio das pequenas propriedades agrícolas com trabalho familiar e presença de manufaturas, condições que permitiram o desenvolvimento de um importante mercado interno; a industrialização pujante a partir de meados do século XIX, a entrada maciça no país de imigrantes europeus provenientes, em grande parte, de áreas industriais e, consequentemente, com relativa qualificação para o trabalho fabril; e as eclosões da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais. No período em que essas guerras ocorreram na Europa, os Estados Unidos forneceram produtos para seus aliados, o que contribuiu para fortalecer - em decorrência da expansão do mercado - vários setores de produção insustrial.

Outro fator que impulsionou o desenvolvimento da industria nos EUA foi existência, em seu território, de expressivas jazidas minerais e de combustíveis fósseis. Embora seja grande sua produção interna de petróleo, não é suficiente para suprir sua demanda interna, obrigando o país a importar do Oriente Médio e América Latina. Sua produção de energia provém de usinas hidrelétrica, termelétrica e termonuclear.

Economia Industrial no Canadá

Além de ser rico em combutíveis fósseis (gás natural, petróleo e carvão mineral), o Canadá dispõe de grande potencial hidrelétrico, o que possibilita que a maior parte da energia elétrica produzida no país seja proveniente das usinas hidrelétricas. O Canadá dispõe também de expressivas jazidas de urânio, o que contribuiu para a expansão da produção de energia elétrica de origem termonuclear em seu território.

A interação entre a economia canadense e a dos EUA, após o término da Segunda Guerra Mundial, também contribuiu para expansão de sua atividade industrial.

A principal região econômica do Canadá é a Sudeste, área ocupada pelas duas províncias mais populosas e industrializadas: Quebec e Montreal. Essa região abriga em seu território cerca de 70% da população e da produção industrial do Canadá, bem como os dois maiores aglomerados urbanos do país, k de Montreal e o de Toronto. Em 2006, as populações de Montreal e de Toronto superaram 3,6 e 2,48 milhões de habitantes, respectivamente. Juntos, portanto, esses aglomerados abrigavam quase 30% da população total do Canadá, que nesse ano era de 31 milhões de habitantes.

Economia industrial no Japão

O Japão é o segundo país mais industrializado do mundo. A atividade industrial no país se desenvolve com base em uma eficiente estrutura administrativa e em uma tecnologia avançada, caracterizada pelo crescente processo de automação de que resultou o largo uso da robótica. O parque industrial japonês é composto tanto por empresas ligadas ao campo da peodução tradicional quanto ao campo de alta tecnologia.

As áreas de maior concentração industrial estão no liroral do país, devido a grande dependência externa de matérias-primas, pois o território japonês é pobre em recursos minerais e energéticos. Suas industrias se localizam próximos a complexos portuários, para minimizar os custos de transporte. O Japão depende de minérios, combustíveis fósseis, além de produtos agrícolas, como soja e seus derivados do exterior. Entre os cultivos desenvolvidos em suas pequenas propriedades (que se concentram sobretudo, nas estreitas áreas de planícies existentes no Japão) destacam -se o arroz, a beterraba açucareira, as hortaliças e as frutas.

Economia industrial na Alemanha

A Alemanha é a maior potência industrial da Europa e uma das maiores do mundo. Várias empresas transnacionais instaladas em outros mercados, as industrias alemãs têm grande alcance mundial, destacando-se em setores como o siderúrgico, o automobilístico, o químico e o eletrônico. As industrias alemãs estão bem espalhadas pelo território. Bem diversificada, a industria alemã destaca-se nos seguintes setores:

• Siderúrgico e mecânico - geralmente presentes ao lado de áreas carboníferas, como nas regiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com